O deepseek-R1 8b tá rodando bem no Ollama.
O mais interessante é ele mostrando o que "pensa" antes de responder.
Disponível em ollama.com/library/deep...
@ericbrasil.bsky.social
ericbrasil.com.br Digital History in portuguese! Professor at UNILAB and PPGIHD/UFRRJ. Member of LABHDUFBA. Managing editor of the Programming Historian in portuguese.
O deepseek-R1 8b tá rodando bem no Ollama.
O mais interessante é ele mostrando o que "pensa" antes de responder.
Disponível em ollama.com/library/deep...
itsfoss.com/deepseek-r1-...
Deepseek rodando num Raspberry Pi de 8Gb :o
Just published!
A new @proghist.bsky.social lesson by @jaschaschmitz.bsky.social, Malte Vogl, Aleksandra Kaye & Raphael Schlattmann.
doi.org/10.46430/phe...
Thanks to Luling Huang and Leif Scheuermann for their reviews, and to @cosovschi.bsky.social for editing.
Já tenho a imagem para iniciar o curso "Introdução à História Digital" desse semestre.
21.01.2025 19:49 — 👍 2 🔁 0 💬 0 📌 0Acabou de ser publicada!
Uma nova tradução da lição @proghist.bsky.social de @justincolson.bsky.social
doi.org/10.46430/php...
Estamos gratos ao Luanna Kaori pela sua tradução.
Obrigado a Diogo Paiva + Luis Ferla pelas revisões, e obrigado a Joana Vieira Paulino pela edição.
Confio na expertise do novo ministro, porém, eu trabalho há 25+ anos (sim, sou velha rs) no campo dos estudos sociais da ciência cujo objeto é, justamente, a produção da verdade. E a melhor síntese pra mim é (surpresa!) a do Bateson. De acordo com essa linha, verdade/fato não é algo objetivo no +
15.01.2025 16:59 — 👍 230 🔁 52 💬 10 📌 2Ah é!
Pra isso o libgen serve?
www.wired.com/story/new-do...
NEW BOOK ANNOUNCEMENT! (Kind of) 📚💙
In honor of my late grandfather CLR James's 124th birthday, meet the new edition of his 1953 book *Mariners, Renegades, and Castaways: The Story of Herman Melville and the World We live In*
I wrote the foreword with 🧪 in mind!
press.uchicago.edu/ucp/books/bo...
Publicado recentemente!
Uma nova tradução da lição @proghist.bsky.social de @ianmilligan1.bsky.social + @jwbaker.bsky.social
https://doi.org/10.46430/phpt0049
Estamos gratos ao @ericbrasil.bsky.social pela sua tradução.
Obrigado a Diana Santos pela revisão, e obrigado a @josir.bsky.social
Acabou de ser publicada!
Uma nova tradução da lição @proghist.bsky.social de @ianmilligan1.bsky.social + @jwbaker.bsky.social
doi.org/10.46430/php...
Estamos gratos ao @ericbrasil.bsky.social pela sua tradução.
Obrigado a Diana Santos pela revisão, e obrigado a @josir.bsky.social.
Novo livro: Inteligência Artificial Generativa: discriminação e impactos sociais
desvelar.org/inteligencia...
Agradecemos ao PIBIC/UNILAB pelas bolsas.
Agradecemos ao @labhdufba.bsky.social pelo suporte técnico e metodológico e a todos e todas que contribuíram com a pesquisa respondendo ao questionário.
4. Necessidade de formação: Existe uma forte demanda por formação específica para o uso dessas ferramentas, evidenciando a necessidade de uma reformulação teórica e metodológica no campo da História.
18.11.2024 01:52 — 👍 2 🔁 0 💬 1 📌 02. Consciência crítica: Os docentes têm uma visão crítica sobre o uso dos repositórios, reconhecendo tanto seus benefícios quanto suas limitações.
3. Reflexão metodológica: Apesar da familiaridade com os repositórios, há uma reflexão metodológica incipiente, que ainda precisa ser aprofundada.
Investigamos o uso de repositórios digitais por professores de História e os impactos dessas ferramentas na pesquisa e no ensino.
🔎 Principais Descobertas:
- Uso disseminado: 90% dos docentes utilizam repositórios digitais em suas pesquisas, com muitos já usando essas ferramentas antes da pandemia.
🎉📚 Novo Artigo Publicado! 📚🎉
Temos o prazer de compartilhar nosso mais recente artigo, fruto de uma pesquisa realizada na Unilab com apoio do PIBIC! 🙌✨
📄 Leia o artigo completo no link: periodicos.ufs.br/tempopresent...
Citação completa:
BRASIL, Eric. Entre a interface de usuário e a produção do conhecimento histórico. In: VASQUES FILHO, Demival et al. Memórias Digitais: Democratizando Informações, Histórias e Tecnologias. São José do Rio Preto, SP: Editora HN, 2024. p. 185–199.
No texto, exploro como as interfaces gráficas de repositórios digitais, como a Hemeroteca Digital Brasileira, impactam o trabalho de historiadores.
Elas facilitam o acesso, mas também escondem aspectos técnicos e políticos que influenciam a construção do conhecimento histórico.
📢 Novo Ensaio Publicado!
"Entre a Interface de Usuário e a Produção do Conhecimento Histórico", que integra a coletânea "Memórias Digitais: Democratizando Informações, Histórias e Tecnologias". 📖
doi.org/10.55386/hnb...
Nosso estudo destaca a importância de atualizar as práticas de ensino e pesquisa para enfrentar os desafios da Era Digital e preparar melhor os futuros historiadores!
Aqui o link para o artigo: periodicos.ufs.br/tempopresent...
🔎 (2/2)
- Reflexão metodológica: Apesar da familiaridade com os repositórios, há uma reflexão metodológica incipiente, que precisa ser aprofundada.
- Necessidade de formação: Existe uma forte demanda por formação para o uso dessas ferramentas, evidenciando a necessidade de reformulação da área.
🔎 Principais Descobertas: (1/2)
- Uso disseminado: 90% dos docentes utilizam repositórios digitais em suas pesquisas, com muitos já usando antes da pandemia.
- Consciência crítica: Os docentes têm uma visão crítica sobre o uso dos repositórios, reconhecendo tanto seus benefícios quanto limitações.
O artigo é fruto de uma pesquisa PIBIC realizada na UNILAB, em parceria com Priscila Valverde e Ana Carolina Veloso, bolsistas de iniciação científica! 🙌✨
Agradecemos ao @labhdufba.bsky.social pelo suporte técnico e metodológico e a todos e todas que participaram da pesquisa.
Captura de tela de um artigo intitulado 'Desafios e expectativas da prática da história na Era Digital: percepções de docentes de história nas instituições de ensino superior na Bahia'. O artigo é de autoria de Eric Brasil, Priscila Valverde e Ana Carolina Veloso, todos da Unilab. A imagem contém o resumo, que destaca a análise das percepções de docentes sobre repositórios digitais, além de uma capa relacionada ao tema de ensino de história em tempos digitais. Data de publicação: 17 de setembro de 2024
🎉📚 Novo Artigo Publicado!
"Desafios e expectativas da prática da história na Era Digital: percepções de docentes de história nas instituições de ensino superior na Bahia"
Investigamos o uso de repositórios digitais por professores de História e os impactos dessas ferramentas na pesquisa e no ensino.
Sim, mass estou tentando avaliar e entender o pequeno artigo apenas. E tais escolhas metodológicas afetam os resultados não?
04.09.2024 10:46 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0Interessante, mas fico pensando p q optaram por usar o modelo llama2 70b quando já está disponível o llama3.1 405b.
Será que os resultados seriam os mesmos?
A mídia parece desconhecer q aqueles q se seduzem pela performance do Marçal não veem esse tipo de situação (debate na TV, entrevista) como um debate, mas literalmente como um duelo. No qual são eles q estão obviamente perdendo, pois sequer são capazes de reconhecer o jogo q está sendo jogado.
03.09.2024 02:14 — 👍 1151 🔁 162 💬 31 📌 27I see that the Max Planck Institute is hiring two positions in digital humanities, including a Head of #DH. www.mpiwg-berlin.mpg.de/news-events/...
21.08.2024 12:19 — 👍 27 🔁 34 💬 1 📌 0Por favor, ajudem a divulgar o perfil do LABHDUFBA
bsky.app/profile/labh...
Primeiro artigo sobre transparência e replicabilidade no Brasil
www.scielo.br/j/bpsr/a/syt...