Ao mesmo tempo, a depender dos danos causados a civis israelenses, o apoio interno ao ataque contra o Irã pode cair.
16.06.2025 21:44 — 👍 0 🔁 0 💬 0 📌 0@ibibr.bsky.social
Lidamos com temas ligados a Israel, Oriente Médio e as relações do Brasil na região. Aposte na complexidade: siga o IBI e fique por dentro.
Ao mesmo tempo, a depender dos danos causados a civis israelenses, o apoio interno ao ataque contra o Irã pode cair.
16.06.2025 21:44 — 👍 0 🔁 0 💬 0 📌 07) Há apoio da sociedade israelense aos ataques contra o Irã?
Ainda não há pesquisas sobre o apoio popular dos israelenses ao ataque. Mas, há uma sensação generalizada na sociedade israelense de que o Irã representa um perigo existencial para Israel e, por isso, uma ofensiva seria justificável.
Ao menos 28 mortes foram registradas desde do início da escalada do conflito, todas de civis, e mais de 500 pessoas ficaram feridas.
16.06.2025 21:44 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0O índice de interceptação é de 90% a 95%, mas, ainda assim, alguns prédios foram atingidos diretamente, com destaque para a cidade de Haifa, onde houve um incêndio de grandes proporções.
16.06.2025 21:44 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 06) Qual foi a resposta do Irã?
O Irã já lançou centenas de mísseis contra Israel, além de dezenas de drones explosivos. Embora Israel possua sistemas de defesa, nem todos os mísseis são interceptados quando lançados em quantidade.
5) Há mortes de civis no Irã?
De acordo com autoridades iranianas, mais de 200 pessoas morreram nos ataques israelenses contra o país e 90% seriam civis.
4) Quais os danos ao arsenal de mísseis?
De acordo com Effi Defrin, porta-voz do exército de Israel, mais de 120 lançadores de mísseis do Irã foram destruídos, o que constitui um terço do total. Além disso, mais de 20 mísseis foram destruídos minutos antes de serem lançados em direção a Israel.
Rafael Grossi, diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, afirmou que os ataques aéreos de Israel colocaram pelo menos duas das três usinas de enriquecimento de urânio em operação no Irã fora de operação.
Israel também afirma ter destruído arquivos do programa nuclear.
Isso ocorreu após um corte de energia causado por um ataque israelense.
16.06.2025 21:44 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 03) Quais os danos ao programa nuclear iraniano?
Segundo o órgão de vigilância nuclear da ONU, é muito provável que as 15 mil centrífugas que operam na maior usina de enriquecimento de urânio do Irã, em Natanz, tenham sido seriamente danificadas ou destruídas.
Hossein Salami, comandante das Guardas Revolucionárias do Irã, está entre os mortos, assim como Mohammad Bagheri, chefe das Forças Armadas iranianas, e Mohammad Kazemi, chefe de Inteligência da Guarda Revolucionária do Irã.
16.06.2025 21:44 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 02) O que Israel conseguiu até agora?
Em um ataque surpresa, Israel eliminou a alta cúpula militar do Irã, bem como cientistas ligados ao programa nuclear.
Além do programa nuclear iraniano, sobre o qual Netanyahu vem falando há décadas, ele cita uma ameaça mais recente: os mísseis balísticos, com alto poder de destruição.
16.06.2025 21:44 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 01) Por que Israel atacou o Irã?
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que os ataques ao Irã, iniciados na sexta-feira de manhã, são essenciais para paralisar o que ele descreve como não uma, mas duas ameaças "existenciais" ao seu país.
O que é fato na troca de ataques entre Israel e Irã?
No conflito entre Irã e Israel, há muita propaganda e omissão de informações. Assim, reunimos a seguir o que se sabe até o momento.
É possível apoiar uma causa sem transformar outra comunidade em inimiga.
11.06.2025 13:55 — 👍 6 🔁 1 💬 1 📌 0Responsabilizar brasileiros judeus por ações de um governo estrangeiro é injusto, ofensivo e perigoso. É tratar as pessoas como culpadas apenas por sua identidade.
Defender os direitos dos palestinos é legítimo e necessário. Mas isso nunca pode justificar antissemitismo.
É legítimo protestar pela causa Palestina. Mas ao fazer isso diante de uma instituição da comunidade judaica (e pelo fato de ser uma instituição judaica!), o protesto tem como alvo um grupo étnico-religioso brasileiro que não tem relação com decisões do governo de Israel.
11.06.2025 13:55 — 👍 4 🔁 0 💬 1 📌 0Mas por que escolheram a entidade representativa dos judeus gaúchos, e não uma representação oficial israelense?
11.06.2025 13:55 — 👍 3 🔁 0 💬 1 📌 0Na última segunda-feira, manifestantes se reuniram em frente à Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), em Porto Alegre, em apoio aos ativistas da Flotilha da Liberdade e contra as ações do governo de Israel.
11.06.2025 13:55 — 👍 2 🔁 0 💬 1 📌 0Protestar “pela palestina” em frente a uma instituição judaica é antissemitismo.
Por que manifestantes se reuniram em frente à Federação Israelita do Rio Grande do Sul?
Israel, uma encruzilhada histórica
Por Eduardo Wurzmann
No @estadao.com.br, Eduardo Wurzmann, vice-presidente do IBI, reflete sobre o momento de Israel. Em uma encruzilhada histórica, o país perde características democráticas e aprofunda uma guerra sem objetivos concretos.
"Soldados estão sendo enviados para uma guerra sem fim, sem propósito e sem nenhuma preocupação com o dia seguinte. É possível assinar um acordo amanhã de manhã. Uma nação inteira está sendo enganada. Dizem que a pressão militar trará de volta os sequestrados – isso só os mata."
29.05.2025 15:14 — 👍 1 🔁 0 💬 0 📌 0Apelos das famílias
Famílias de reféns têm sido vocais contra a guerra. Parentes denunciam insistentemente o risco imposto aos sequestrados. Em abril, Einav Zangauker, mãe de Matan, declarou:
Guerra: perigo para reféns
Ex-reféns que deixaram o cativeiro relataram que, conforme a pressão militar aumenta, cresce também a brutalidade do Hamas contra os sequestrados. Arbel Yehud revelou ter sido torturada após terroristas perceberem a presença de militares israelenses.
Após averiguação, foi identificado que os seis foram mortos pelo Hamas quando forças israelenses se aproximaram do local.
29.05.2025 15:14 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0Retaliação do Hamas
Em 2024, os corpos de Carmel Gat, Eden Yerushalmi, Hersh Goldberg-Polin, Alexander Lobanov, Almog Sarusi e Ori Danino foram encontrados por soldados israelenses em um túnel.
Mortes em ataques aéreos
O Exército também confirmou que Ron Sherman, Niki Bayzer e Elia Toledano foram mortos por ataques da força aérea. Em janeiro de 2024, as Forças de Defesa de Israel informaram que Yossi Sharabi perdeu a vida em um bombardeio promovido pelo Exército.
Há outros casos em que o Exército assumiu que reféns perderam a vida em ações israelenses, como o de Sahar Baruch, morto em uma tentativa de resgate, durante troca de tiros entre as FDI e terroristas.
29.05.2025 15:14 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0Mortes por engano
Três reféns foram mortos por engano pelas próprias Forças de Defesa de Israel depois de fugirem de cativeiro. Os soldados acreditaram se tratar de uma emboscada e atiraram.