No @publico.pt , uma resenha de "Um azul para Marte", álbum ilustrado que junta um texto de José Saramago e ilustrações de Claudia Legnazzi, publicado agora em Portugal pela @portoeditora.bsky.social
www.publico.pt/2025/10/04/i...
@fjsaramago.bsky.social
Somos o que diz o papel que José Saramago assinou em Lisboa em 29 de Junho de 2007. Somos a Fundação José Saramago
No @publico.pt , uma resenha de "Um azul para Marte", álbum ilustrado que junta um texto de José Saramago e ilustrações de Claudia Legnazzi, publicado agora em Portugal pela @portoeditora.bsky.social
www.publico.pt/2025/10/04/i...
Desde "A Viúva" até "Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", a obra de José Saramago está praticamente toda publicada na Roménia. Recentemente, recebemos alguns títulos novos traduzidos para o romeno, agora disponíveis na loja (física e virtual) da FJS. Esperamos a vossa visita!
09.10.2025 14:51 — 👍 0 🔁 1 💬 0 📌 0No dia 8 de outubro de 1998, às 13h de Estocolmo (meio-dia no horário de Portugal), a Academia Sueca anunciou o vencedor do Prémio Nobel de Literatura: «José Saramago, que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia».
08.10.2025 13:27 — 👍 3 🔁 2 💬 0 📌 0Do editorial da revista Blimunda deste mês: «De que forma gostaríamos que fossem tratados os nossos amigos e familiares que decidiram emigrar? Da mesma forma como estamos a tratar os estrangeiros cá?»
blimunda.josesaramago.org/uns-contra-o...
O nosso programa para o mês de outubro
02.10.2025 15:55 — 👍 0 🔁 1 💬 0 📌 0Nos dias 2 e 3 de outubro, a Fundação José Saramago acolhe um ciclo de conversas em torno da obra e da figura de Luiz Pacheco, cujo centenário de nascimento celebra-se este ano.
Entrada livre!
Já está disponível no Youtube da FJS o vídeo da 3ª sessão do ciclo «Continuar a Ler», uma aula da poeta Ana Paula Tavares sobre Luandino Vieira.
www.youtube.com/watch?v=Px8Y...
Nos dias 2 e 3 de outubro, a Fundação José Saramago acolhe um ciclo de conversas em torno da obra e da figura de Luiz Pacheco, cujo centenário de nascimento celebra-se este ano.
Mais informações em:
www.josesaramago.org/programacao/...
Uma companhia teatral turca levará aos palcos uma adaptação teatral de "Ensaio sobre a Cegueira". A peça “Körkük” (“Cegueira”), com encenação de Batuhan Yalçin, estará em cartaz entre os dias 20 de out. e 9 de nov. em Ancara
bomdia.eu/peca-inspira...
"Memorial do Convento" acaba de ganhar uma nova edição no Japão com o selo da Kawade e tradução de Maho Kinoshita (também responsável pela tradução de "A Viagem do Elefante").
Já temos cá na fundação um exemplar desta linda edição do romance de José Saramago. Arigato!
Este sábado, dia 20 de setembro, às 17h, na Delegação de Azinhaga, inaugura a exposição "Jerónimo e Josefa" com ilustrações de João Fazenda que estará presente na inauguração.
15.09.2025 10:50 — 👍 0 🔁 1 💬 0 📌 07 Setembro 85 - Fiz o frontispício com o novo e definitivo título. É sinal de que devo começar o livro (...) O título é outro: A Jangada de Pedra.
Agora sim, comecei. 13 Dezembro 85
José Saramago, notas para a construção de "A Jangada de Pedra"
Chega hoje às livrarias portuguesas o livro "Um azul para Marte", com texto de José Saramago e ilustração de Claudia Legnazzi (ed. @PortoEditora ).
Mais em: www.portoeditora.pt/.../um-azul-...
O nosso programa de setembro.
Contamos convosco!
(Na imagem a capa da tradução do romance para o euskera, editora Elkar, 2019)
01.09.2025 13:49 — 👍 0 🔁 0 💬 0 📌 0"Em verdade, penso que a grande divisão das pessoas está entre as que dizem sim e as que dizem não, tenho bem presente, antes que mo faças notar, que há pobres e ricos, que há fortes e fracos, mas o meu ponto não é esse, abençoados os que dizem não"
História do Cerco de Lisboa, 1989
Hoje, às 21h30, o Cinema ao Ar Livre regressa à Delegação da Azinhaga para uma última sessão. Junte-se a nós para (re)ver a "A Gaiola Dourada" de Ruben Alves.
Duração do filme: 87 min (para maiores de 12 anos)
Entrada gratuita.
Em março de 2002, José Saramago integrou uma delegação do Parlamento Internacional de Escritores em visita à Palestina e concedeu uma entrevista a BBC. A Blimunda recuperou essas palavras ditas há mais de 20 anos e que seguem, infelizmente, tão atuais
blimunda.josesaramago.org/o-que-me-ind...
que tivesse como único roteiro a história e a cultura do meu país.»
José Saramago, num texto sobre os 20 anos da publicação de «Viagem a Portugal»
(Fotos tiradas por José Saramago durante a viagem que fez para escrever o livro)
«Ao querer viajar a Portugal, o que eu estava a propor a mim mesmo era que descesse ao fundo das coisas vistas e das pessoas encontradas, que descuidasse das aparências, que recusasse os olhares superficiais, que abandonasse a rotina dos guias turísticos dos mapas comuns, (+)
21.08.2025 11:48 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0La República, 23 de junho de 2007
Fonte: "José Saramago nas suas palavras" (ed. Fernando Gómez Aguilera)
«Hoje penso que, para mim, os meus avós representavam a própria terra, o húmus, os cheiros primordiais (aproximo o nariz da manga da camisa do meu avô e sinto esse cheiro), a chuva e a aridez, o calor e o frio. De qualquer modo, foram eles os intermediários entre mim e o mundo.»
19.08.2025 10:31 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0«Estou a encarar francamente a hipótese de ir para o Brasil, à busca de vida melhor, não de melhor vida. É certo que, com quase 40 anos, não se pode dizer que seja cedo, mas outros para lá têm ido mais velhos e têm vingado.»
Carta a Nataniel Costa, 27/02/62
Fonte: "Saramago, os seus nomes" (2021)
Em março de 2002, José Saramago integrou uma delegação do Parlamento Internacional de Escritores que visitou os territórios palestinos. Em Ramala, o escritor concedeu uma entrevista a José Vericat, correspondente da BBC na Cisjordânia
13.08.2025 16:00 — 👍 2 🔁 1 💬 0 📌 1Primeira página de "Coisas", conto que integra o livro "Objecto Quase" (1978), corrigida por José Saramago.
Em 2016, os originais das obras do escritor, assim como cadernos de notas e outros documentos foram doados à Biblioteca Nacional de Portugal para que pudessem estar acessíveis ao público
Agosto, mês de viagens
blimunda.josesaramago.org/boas-ferias-...
«Este Fernando Pessoas nunca chegou a ter verdadeiramente a certeza de quem era, mas por causa dessa dúvida é que nós vamos conseguindo saber um pouco mais quem somos.»
Caderno de Lanzarote III, 25 de novembro de 1995
* Foto: Kim Manresa
A correspondência entre Jorge Amado e José Saramago foi publicada em 2017 no livro "Com o Mar por meio - uma amizade em cartas", chancela da
@cialetras
Crédito da foto: Acervo Zélia Gattai/Fundação Casa de Jorge Amado
Pilar del Río sobre os 18 anos da FJS
blimunda.josesaramago.org/passaram-18-...
Na manhã desta quinta-feira (10) foi assinado na Casa dos Bicos - sede da Fundação José Saramago um protocolo entre ABANCA e a FJS para o desenvolvimento de projetos na área da Cultura, dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente.
Mais informações em: www.josesaramago.org/protocolo/