E como a geografia e a paisagem refletem a violência colonial e apagamentos sistemáticos de ordem histórica, cultural e existencial.
Leia em
revistarosa.com/12/fragmenta...
@revistarosa.bsky.social
Rosa, revista política, teórica e artístico-cultural, apresenta-se como um órgão de intervenção na luta pela democracia e pela justiça social. https://linktr.ee/revistarosa
E como a geografia e a paisagem refletem a violência colonial e apagamentos sistemáticos de ordem histórica, cultural e existencial.
Leia em
revistarosa.com/12/fragmenta...
"Apagamento e desaparecimento são parte da paisagem colonial" escreve Ana Gebrim. Valendo-se de fotos do muro do apartheid que separa Israel dos vilarejos palestinos, a autora traça um breve histórico dos processos de desumanização aos quais essas populações são submetidas desde 1948.
22.10.2025 22:58 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0O artista visual Daniel Nasser acompanha o editorial do número 12.1.
Acesse em revistarosa.com
A pressão popular contra a PEC da blindagem e o descarte da indicação do 03 para presidente da minoria na Câmara também foram vitórias importantes para lembrar que setores do centrão podem sim ceder e pender à esquerda. Diante das articulações para 2026, para qual lado vão os centristas?
22.10.2025 13:28 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0Enquanto os candidatos à vaga deixada pelo líder recém-condenado se acotovelam para assumir a posição de candidato à presidência, o governo Lula vive um momento de otimismo, tanto por condições econômicas, quanto políticas.
22.10.2025 13:28 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0EDITORIAL 12.1
A direita desavergonhada, que se estabeleceu com a ascensão de Bolsonaro e sua maneira de fazer política, tornou-se campo de divisões e disputas internas.
Acesse em revistarosa.com
21.10.2025 17:45 — 👍 0 🔁 0 💬 0 📌 0Sumário do número 12.1! Continua
21.10.2025 17:45 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0É com enorme satisfação que anunciamos que nesse mês de outubro DE 2025 o LASInTec-Unifesp marcou presença em duas oportunidades na mais recente edição da excelente @revistarosa.bsky.social
[SEGUE O 🧶 PARA LER E SABER MAIS]
NO AR — Rosa 12 nº1!
revistarosa.com
A defesa não está aduzindo provas para absolvição nesta etapa do curso processual.
Ela sabe que perdeu.
Está produzindo evidências para amparar a narrativa da anistia, para a absolvição política.
A mídia liberal também é contra. Mas a gente sabe o roteiro. A mesma imprensa que hoje detona Bolsonaro ama Tarcísio, que ama Bolsonaro, que não ama ninguém.
04.09.2025 20:35 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0Com Bolsonaro na berlinda, essa frente começou a se dissolver. PP e União Brasil desembarcaram do governo, e Tarcísio viajou a Brasília para costurar uma maioria parlamentar pela anistia de Bolsonaro.
04.09.2025 20:35 — 👍 0 🔁 0 💬 1 📌 0Começamos a perder a presidencial de 2026?
Até as paredes sabem que Lula bateu Bolsonaro em 2022 construindo uma frente ampla democrática. Essa frente trazia o centrão. O mesmo centrão que hoje trava seu governo. Não governar foi o preço da vitória eleitoral.
Na Prosa, os editores da revista conversam com Daniel Tygel, liderança de uma das principais áreas potencialmente atingidas com a exploração de terras raras. Ele expõe a fragilidade do Brasil diante das ofensivas estadunidense e chinesa nessa área.
Assista em
youtu.be/0EN4TAly6zU?...
Na seção de poemas, publicamos quatro poemas inéditos de Marcos Viscardi ilustrados por Matheus Chiaratti.
Leia em:
revistarosa.com/11/passeio-d...
Fabio Morais analisa Pensar com as mãos, livro de Marília Garcia lançado pela editora WMF Martins Fontes.
"Ilusão", de Daniela Avelar e Júlia Rocha, acompanham o ensaio.
Leia em
revistarosa.com/11/pensar-co...
Renan Nuernberger escreve a respeito de Muchacho e outros poemas, de Rodrigo Lobo Damasceno, publicado pelo Círculo de poemas.
"Corte", de Tatiana Podlubny, acompanha a resenha.
Leia em:
revistarosa.com/11/esplim-de...
Nas seção resenhas, Rafael Zacca escreve sobre o livro de poemas Sundown, de Mariana Ruggieri, publicado pela Edições Jaboticaba.
"Sol Plutão" de Tatiana Podlubny ilustra o texto.
revistarosa.com/11/no-olho-d...
"O tamanho do golpe”, de Renato Vieira, é um breve comentário sobre as recentes tarifas americanas aplicadas ao Brasil.
Na imagem,WE IN OUR YOUTH OKOK, Sophia-Le-Fraga
revistarosa.com/11/o-tamanho...
A tradução de "O imprescritível" de
Vladimir Jankélévitch fica a cargo de Clovis Salgado Gontijo, junto com Franklim Drummond de Almeida.
Leia a tradução e a introdução em:
revistarosa.com/11/imprescri...
Clóvis Gontijo apresenta a tradução de um “O imprescritível” de Jankélévitch, texto inédito em português, situando esse escrito no seu tempo e no nosso.
Leia em:
revistarosa.com/11/compromis...
O crítico Ignácio Del Valle Dávila presta uma homenagem ao diretor-professor-ator Jean-Claude Bernadet com uma revisão do seu legado.
Leia em:
revistarosa.com/11/enigma-be...
O artigo de Luiz Marques, “Licença para matar”, analisa e critica duramente a atuação parlamentar para afrouxar o licenciamento ambiental no Brasil.
Acompanha "Fogo" e outros trabalhos de Frederico Filippi
Leia em:
revistarosa.com/11/licenca-p...
Acompanha o fotograma do filme Quando o segundo sol chegar / Um cometa nos teus olhos (2025), de Janaina Wagner
02.09.2025 23:37 — 👍 1 🔁 0 💬 0 📌 0Partindo de uma antropologia do homem contemporâneo e sua relação com a tecnologia, Stelio Marras reflete sobre a relação da humanidade com a exploração e a degradação da natureza.
Leia em:
revistarosa.com/11/torporceno
-Aqui, é crucial distinguir entre a verdade material (os fatos empíricos) e a verdade histórica (a experiência subjetiva e coletiva). A hiperstição sintética manipula a verdade material e corrói a verdade histórica."
30.08.2025 13:35 — 👍 0 🔁 0 💬 0 📌 0"A verdade digital não é apenas um efeito secundário da era algorítmica: é a mais nova das letais, usada ao bel-prazer dos criadores de uma subjetividade pré-formatada.-
Um novo regime de verdade1
Helga Fernández
Tradução: Wallace V Masuko
revistarosa.com/11/regime-de...
"O mais que imperfeito histórico brasileiro de políticas de memória acerca de eventos traumáticos e de feridas históricas deve reforçar a atenção para que a memória da pandemia possa ser atendida por políticas públicas pautadas na ética, mas, também, na eficiência"
revistarosa.com/11/pandemia-...
A seção de artigos do n° 11.3 começa com Alesson Rota, que mostra como o império comandado pelas big techs ameaça nossa soberania de diversas formas, colocando em risco nossa independência por meio de um discurso que mistura entretenimento, lobby e colonização.
revistarosa.com/11/soberania...