O Senado Federal aprovou a PEC do Marco Temporal e escolheu, mais uma vez, caminhar ao lado da violência, da grilagem, da mineração ilegal e de todos os interesses que colocam em risco a vida dos povos indígenas.
A Resposta Somos Nós! ✊🏽
@coiabamazonia.bsky.social
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira • 36 anos de luta pela autonomia e autodeterminação dos povos da Amazônia 🏹
O Senado Federal aprovou a PEC do Marco Temporal e escolheu, mais uma vez, caminhar ao lado da violência, da grilagem, da mineração ilegal e de todos os interesses que colocam em risco a vida dos povos indígenas.
A Resposta Somos Nós! ✊🏽
Acesse a nota da Coiab sobre o julgamento do Marco Temporal e os procedimentos de demarcação, escrita por @tainarionegro, jornalista da Coiab: coiab.org.br/coiab-alerta...
09.12.2025 21:26 — 👍 1 🔁 1 💬 0 📌 0A Coiab manifesta seu profundo repúdio à decisão do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), de levar à análise no plenário a PEC 48/2023, conhecida pelos povos indígenas como PEC da Morte.
🔗 Confira a nota completa: bit.ly/3XHNPeE
A Coiab reafirma seu posicionamento contrário à medida, que viola direitos constitucionais, ignora a consulta prévia e ameaça diretamente a vida, a integridade e o bem-viver dos povos indígenas da Amazônia Legal.
Leia o texto completo na íntegra: coiab.org.br/laeeretroces...
A Coiab repudia a audiência da Aleam sobre a TI Aracá-Padauiri, realizada sem consulta aos povos indígenas — uma violação da Constituição e da Convenção 169 da OIT.
A TI Aracá-Padauiri teve seu RCID aprovado pela Funai durante a COP30, reafirmando seu direito à demarcação.
A Coiab seguirá mobilizada, articulada e vigilante para assegurar que o julgamento seja conduzido com seriedade, transparência e responsabilidade histórica.
Não ao Marco Temporal.
Nenhum direito a menos.
#AmazôniaIndígena #NãoAoMarcoTemporal #ARespostaSomosNós #JustiçaClimatica
A Coiab alerta para os riscos do julgamento das ações do Marco Temporal, marcado pelo STF entre os dias 5 e 15 de dezembro.
04.12.2025 18:07 — 👍 3 🔁 1 💬 1 📌 0Celebramos os avanços conquistados por meio da luta das nossas organizações e lideranças, incluindo passos importantes na demarcação de Terras Indígenas.
A Coiab agradece a parceria, a articulação e o apoio de cada liderança.
Encerramos a COP30 reafirmando a força do movimento indígena da Amazônia Brasileira. Nossa presença em Belém foi resultado de uma caminhada longa, construída coletivamente, e mostrou ao mundo que nenhuma política climática será efetiva sem ouvir quem protege os territórios há milênios.
01.12.2025 18:14 — 👍 6 🔁 1 💬 1 📌 0Após mais de dois anos de construção coletiva rumo à COP30, as organizações indígenas da Bacia Amazônica apresentam sua Declaração oficial em resposta aos resultados da Conferência das Partes.
Confira a declaração completa na íntegra traduzida para inglês, espanhol e português: bit.ly/43Tyawb
Território é vida. Território é clima. Demarcação já! ✊🏽🏹🌳
A RESPOSTA SOMOS NÓS
🏹🌎 Acompanhe a @coiabamazonia, anfitriã da COP30, nas redes e junte-se à luta dos povos indígenas da Amazônia por justiça climática.
#AmazôniaIndígena #JustiçaClimática #ARespostaSomosNós
Territórios indígenas reduzem o desmatamento, protegem a biodiversidade e garantem grandes estoques de carbono — pilares centrais da NDC Indígena, proposta pelos próprios povos como contribuição essencial ao enfrentamento da crise climática.
27.11.2025 13:31 — 👍 5 🔁 2 💬 1 📌 1As Terras Indígenas Estação Parecis, Manoki e Uirapuru são fruto de décadas de luta e de processos técnicos sérios. Questionar essas decisões significa estimular conflitos, violar direitos originários e abrir espaço para novos ataques.
27.11.2025 13:31 — 👍 2 🔁 0 💬 1 📌 1A Coiab repudia as tentativas de reverter homologações de Terras Indígenas em Mato Grosso e as articulações da bancada ruralista para restringir direitos constitucionais no Congresso.
27.11.2025 13:31 — 👍 9 🔁 6 💬 1 📌 0A prisão de Bolsonaro marca um momento decisivo para o Brasil!
Para nós, povos indígenas, significa que quem atacou nosso territórios, nossos direitos e nossas vidas começa finalmente a ser responsabilizado.
Seguimos vigilantes. Defender nossos territórios é defender o futuro da Amazônia.
Zona Azul | A Coiab participou, nesta quarta-feira (20), por meio do coordenador geral Toya Manchineri, da coletiva de imprensa “Cenários Climáticos em Territórios Indígenas Amazônicos: um apocalipse para o planeta”, promovida pela Coica na Zona Azul da COP30.
20.11.2025 17:48 — 👍 4 🔁 1 💬 0 📌 0Zona Azul | Ilegalismo e violência na Amazônia foram tema de debate nesta quarta-feira (19) no Pavilhão da Ford Foundation, na Zona Azul da COP30.
20.11.2025 15:53 — 👍 2 🔁 0 💬 0 📌 0Zona Azul | As crianças do CAFI Parentinho levaram hoje suas vozes para o centro do debate climático na Zona Azul da COP30, reafirmando que a participação indígena começa desde a infância.
17.11.2025 21:33 — 👍 3 🔁 1 💬 0 📌 0Cúpula dos Povos | A Coiab, anfitriã da COP30, esteve presente com o coordenador-geral Toya Manchineri, a assessora Internacional Alana Manchineri e diversos representantes das organizações de base da Rede Coiab, na barqueata que abriu a Cúpula dos Povos marcou o início das atividades da COP30.
12.11.2025 15:30 — 👍 3 🔁 1 💬 0 📌 0Do estudo antropológico à homologação presidencial, cada fase é essencial para garantir que os povos indígenas tenham segurança territorial e jurídica sobre o que sempre lhes pertenceu por direito originário.
08.11.2025 22:34 — 👍 2 🔁 1 💬 0 📌 0Você sabe como funciona a demarcação de uma Terra Indígena?
⠀
O direito à terra está garantido na Constituição, mas o caminho até o reconhecimento é cheio de etapas, omissões e disputas.
⠀
A Coiab, por meio de sua Rede de Comunicadores da Amazônia Brasileira, marcou presença no evento Geração Earthshot, que reuniu jovens lideranças de várias regiões do mundo em um diálogo sobre justiça climática e soluções para o futuro do planeta.
08.11.2025 16:27 — 👍 5 🔁 3 💬 0 📌 0A Coiab participou, nesta semana, de uma reunião com o Príncipe de Gales, em Belém (PA), durante visita oficial ao Museu Emílio Goeldi.
08.11.2025 15:35 — 👍 5 🔁 1 💬 0 📌 0Na noite de terça-feira (4/11), no Rio de Janeiro, foi anunciada a nova cooperação entre a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), por meio do Fundo Podáali, e o programa United for Wildlife, da Royal Foundation, criada pelo Príncipe William.
07.11.2025 20:06 — 👍 2 🔁 1 💬 0 📌 0A Zona Azul é onde os governos e chefes de Estado negociam os acordos do clima. A Zona Verde é aberta ao público.
A Cúpula dos Povos acontece paralelamente à conferência oficial e é o espaço de articulação política dos movimentos sociais. A Aldeia COP é o território indígena dentro da conferência.
Parente, bora se localizar na COP30?
06.11.2025 14:10 — 👍 2 🔁 1 💬 1 📌 0A Coiab, em parceria com o Indian Law, GIZ, Tenure Facility e The Invisible Thread, realiza em Belém o 3º Módulo da Formação em Políticas de Salvaguardas Socioambientais e Mecanismos de Denúncia em Projetos Financiados por Bancos Multilaterais.
05.11.2025 18:56 — 👍 3 🔁 1 💬 0 📌 0A CONTAGEM REGRESSIVA COMEÇOU!
A presença da COIAB como anfitriã da COP30 é resultado de décadas de luta, articulação e incidência internacional dos povos indígenas da Amazônia. É o reconhecimento de que nossas vozes, saberes e modos de vida são fundamentais nas soluções para a crise climática.
A RESPOSTA SOMOS NÓS
THE ANSWER IS US
LA RESPUESTA SOMOS NOSOTROS
LA RÉPONSE C’EST NOUS
🏹🌎 Acompanhe a @coiabamazonia, anfitriã da COP30, nas redes e junte-se à luta dos povos indígenas da Amazônia por justiça climática.
#AmazôniaIndígena #JustiçaClimatica #COP30 #ARespostaSomosNós
A Coiab alerta: não há justiça climática sem justiça territorial.
Às vésperas da #COP30, é urgente defender os direitos dos povos indígenas e o reconhecimento de seus territórios como política essencial para o enfrentamento da crise climática.