Estes 13 ataques do pacote laboral são 13 razões para participares na primeira Greve Geral que se realiza em mais de uma década.
Partilha.
Denuncia.
Faz greve.
@blocodeesquerda.bsky.social
O Bloco de Esquerda é um partido político socialista que coloca no centro da política a dignidade de todas as pessoas.
Estes 13 ataques do pacote laboral são 13 razões para participares na primeira Greve Geral que se realiza em mais de uma década.
Partilha.
Denuncia.
Faz greve.
Razão 13
O pacote laboral dificulta o combate aos falsos recibos verdes
Querem tornar possível que o trabalhador desista do mecanismo de combate aos falsos recibos verdes, encorajando a chantagem dos patrões.
Razão 12
O pacote laboral ataca o direito à greve
Querem alargar a existência de serviços mínimos a mais setores, acabando com a definição caso-a-caso que hoje existe.
Razão 11
O pacote laboral facilita a caducidade da contratação coletiva
Querem impedir que os sindicatos remetam para um tribunal arbitral o fim de um acordo coletivo por decisão dos patrões, impondo piores condições de trabalho a setores inteiros.
Razão 10
O pacote laboral facilita o falso trabalho temporário
Querem que, quando um contrato temporário é considerado nulo, o contrato definitivo passe a ser com a empresa de trabalho temporário (ao contrário do que diz a lei atual).
Razão 9
O pacote laboral ataca mães e pais
Mesmo depois de ser obrigado a recuar, o governo quer manter os obstáculos às licenças de amamentação e ataca muitas mulheres ao promover o trabalho não declarado.
Razão 8
O pacote laboral liberaliza os despedimentos
Querem que as empresas deixem de ser obrigadas a reintegrar trabalhadores despedidos ilegalmente, bastando para isso pagar a indemnização.
Razão 7
O pacote laboral legaliza a chantagem na hora de despedir
Propõem que o trabalhador passe a poder renunciar a direitos que tem, como o pagamento de salários ou subsídios de férias em atraso, com a mera assinatura de uma declaração.
Razão 6
O pacote laboral incentiva o trabalho não declarado
Querem descriminalizar o trabalho não declarado, agravando ainda mais a exploração laboral em setores como a agricultura ou o serviço doméstico.
Razão 5
O pacote laboral tira direitos aos subcontratados
Querem acabar com a regra que proíbe a contratação em outsourcing às empresas que tenham despedido no ano anterior trabalhadores nas mesmas funções.
Razão 4
O pacote laboral ataca os estafetas das plataformas
Querem acabar com o reconhecimento dos contratos e impor como regra que 80% do rendimento do trabalhador sejam de uma só entidade (quando a maioria trabalha em várias plataformas).
Razão 3
O pacote laboral corta o pagamento de horas extra
Querem impor o banco de horas individual para permitir jornadas de 10 horas diárias, sem pagamento do trabalho suplementar e num regime decidido pela empresa.
Razão 2
O pacote laboral perpetua os contratos a prazo
Querem passar os contratos a termo de 2 para 3 anos, os contratos a termo incerto de 4 para 5 anos e alargar os contratos de muito curta duração a todas as empresas.
Razão 1
O pacote laboral impõe precariedade para toda a vida
Querem que as empresas possam impor contratos precários para funções permanentes a todas as pessoas que nunca tiveram um contrato sem termo.
13 ataques para piorar a tua vida? 13 razões para participar na primeira Greve Geral que este país viu em mais de uma década.
04.12.2025 18:20 — 👍 13 🔁 5 💬 1 📌 1💶 Subsídio por turnos obrigatório
😴 Condições de descanso
⏰ Máximo de 35 horas semanais
👴🏻 Reforma mais cedo
@jmpureza.bsky.social, coordenador do Bloco de Esquerda, deixa uma mensagem sobre isso.
Há uma extraordinária notícia: mais de 20 mil pessoas assinaram a petição para respeitar quem trabalha por turnos! A petição acaba de ser entregue no Parlamento e os deputados vão ser obrigados a discutir e votar propostas que podem mudar a vida de milhares de pessoas.
02.12.2025 20:14 — 👍 5 🔁 1 💬 1 📌 0💶 Subsídio por turnos obrigatório
😴 Condições de descanso
⏰ Máximo de 35 horas semanais
👴🏻 Reforma mais cedo
@jmpureza.bsky.social, coordenador do Bloco de Esquerda, deixa uma mensagem sobre isso.
Há uma extraordinária notícia: mais de 20 mil pessoas assinaram a petição para respeitar quem trabalha por turnos! A petição acaba de ser entregue no Parlamento e os deputados vão ser obrigados a discutir e votar propostas que podem mudar a vida de milhares de pessoas.
02.12.2025 20:13 — 👍 5 🔁 1 💬 1 📌 1Um banqueiro garante que o problema do país são os trabalhadores que “não puxam carroça”. José Manuel Pureza, novo coordenador do Bloco de Esquerda, responde com a vida de quem trabalha e puxa a carroça da vida.
30.11.2025 21:03 — 👍 3 🔁 1 💬 0 📌 0Ventura mente, Catarina responde. A candidata presidencial apoiada pelo Bloco vai à luta por um país de gente trabalhadora, que merece viver muito melhor.
28.11.2025 23:18 — 👍 29 🔁 6 💬 0 📌 1Em Portugal, só nos primeiros nove meses deste ano, houve 25 327 queixas por violência doméstica. É o crime que mais mata.
Fonte: Comissão para a Igualdade de Género
Dados agora revelados mostram que uma em cada três mulheres já foi vítima de violência doméstica ou sexual.
Fonte: Organização Mundial da Saúde
Um pouco por todo o mundo, é neste dia que milhares de pessoas saem anualmente à rua para exigir o fim da violência contra as mulheres.
25.11.2025 15:05 — 👍 1 🔁 0 💬 1 📌 0Falta de independência? Gouveia e Melo foi almoçar com o líder da extrema-direita, a convite de um magnata. Catarina Martins, candidata presidencial apoiada pelo Bloco, escolhe o lado de quem constrói o país com o seu trabalho.
24.11.2025 15:25 — 👍 4 🔁 4 💬 1 📌 0Hoje é o Dia Nacional das Pessoas Ciganas. Não há “nós” e “eles”. São portugueses e fazem parte da cultura do país há mais de cinco séculos.
24.06.2025 17:03 — 👍 14 🔁 2 💬 0 📌 0Entre elogios ao ataque ao Irão, Rutte, secretário-geral da NATO, enviou uma mensagem a Trump: “A Europa vai pagar à GRANDE e será uma vitória tua”. É do nosso dinheiro que falam. Estamos a ser arrastados para a guerra por irresponsáveis. Não nos digam que é para o nosso bem.
24.06.2025 16:20 — 👍 53 🔁 13 💬 2 📌 0Já conhecemos outras guerras preventivas, baseadas em ameaças inventadas. O plano de Trump e Netanyahu para dominarem o Médio Oriente é ilegal e terá consequências terríveis no mundo. Portugal deve condena-lo e impedir a utilização das bases norte americanas em solo nacional.
22.06.2025 09:08 — 👍 64 🔁 13 💬 0 📌 1