Foto minha sem camisa de pé, olho semicerrado, sorriso semi aberto, bigode e barba meio pequenos. Mas preenchendo boa parte do rosto e cabelo grande No fundo carro, porteira de madeira e mato
👍🏾🖐🏾 sol
07.10.2025 19:09 — 👍 4 🔁 1 💬 0 📌 0@marcosmorcego.bsky.social
Autor: Por uma Implosão da Sociologia. Pesquisador: Identidade, Território e Organização Política. Comunicador - Caverna do Morcego. Ele/Dele. Sociais - FFLCH/USP Editor e Articulista: Clio Operária Livreiro. Mediador. FLIPEI Linktr.ee/morcegomarcos
Foto minha sem camisa de pé, olho semicerrado, sorriso semi aberto, bigode e barba meio pequenos. Mas preenchendo boa parte do rosto e cabelo grande No fundo carro, porteira de madeira e mato
👍🏾🖐🏾 sol
07.10.2025 19:09 — 👍 4 🔁 1 💬 0 📌 0A luta aberta e persistente representa a única via para quebrar a resistência dos de cima e suas máquinas governamentais e opressão social".
Florestan Fernandes
"Apesar de tão distanciadas no tempo histórico, não se pode separar as duas formas de luta: a dos escravos de ontem e a dos explorados de hoje [...]. Não ceder, nem se acomodar. Não servir de vítima dócil à sanha dos algozes [...].
👇🏾
E foi o que procurou fazer Florestan Fernandes em todo o tempo da sua vida. Mas, à medida que ele verticalizasua prática política - radicalizando-a - ele vai sentindo a insuficiência da produção universitária para a atuação prática do cotidiano político".
Clóvis Moura
"Esse discurso acadêmico era insuficiente para a sua prática de político radical. A radicalidade exige uma postura sem alternativas conciliadoras ou oportunistas, porque enfrenta o problema do conhecimento a partir das suas raízes.
👇🏾
"Ele não via o problema do negro como um tema acadêmico, mas compreendia-o como um sério dilema nacional. Florestan fernandes transcende, portanto, os limites do saber universitário. Ele acha que o seu pensamento tem uma função política além do circuito acadêmico".
Clóvis Moura
Foto minha sem camisa de pé, olho semicerrado, sorriso semi aberto, bigode e barba meio pequenos. Mas preenchendo boa parte do rosto e cabelo grande No fundo carro, porteira de madeira e mato
👍🏾🖐🏾 sol
07.10.2025 19:09 — 👍 4 🔁 1 💬 0 📌 0Nunca mais vou conseguir emprestar meus livros - BRINCADEIRA
07.10.2025 19:01 — 👍 1 🔁 0 💬 0 📌 0Quem financia o Genocídio brasileiro?
www.instagram.com/p/DPhCDB-kbu...
Me contaram sobre algumas pesquisas esse ano da USP...não me arrependo de não ter apresentado a minha nenhum pouco kk
E a gente discute universidade de forma mt mt mt mt mt rasa
Donos da bola aberto com "sem árbitro não tem jogo" rs na vdd tem...mas é papo p outro dia
07.10.2025 16:03 — 👍 2 🔁 0 💬 0 📌 0Ato em Brasília pela Palestina com bandeiras do Bando dos Chapéu de Palha.
É One Piece bb.
(Sim, talvez vá rolar uma disputa em cima do símbolo pirata e sobre libertação, mas tamo do lado daqueles que celebram com os tambores da libertação)
Kkkkk o arco da redenção
07.10.2025 15:23 — 👍 0 🔁 0 💬 0 📌 0"À luta! Trata-se de conquistar um mundo e de lutar contra um mundo! Nesta última luta de classes da história mundial pelos mais sublimes objetivos da humanidade, lançamos aos inimigos este grito: polegares nos olhos e joelhos no peito".
Liga Spartakus - Rosa Luxemburgo
com sua mão calosa a totalidade do poder de Estado, como o deus Thor o seu martelo, para arremessá-lo à cabeça das classes dominantes, só então haverá uma democracia que não sirva para lograr o povo".
Rosa Luxemburgo
"Não há democracia quando o escravo assalariado se senta ao lado do capitalista, o proletário agrícola ao lado do Junker [latifundiári], numa igualdade falaciosa, para debater seus problemas vitais de forma parlamentar. Mas quando a massa dos milhões de proletários empunha
👇🏾
"A burguesia com sua dominação de classe, essa é a verdadeira culpada pela guerra mundial [...]. Os capitalistas de todos os países são os verdadeiros instigadores da matança dos povos".
Rosa Luxemburgo
Mais um caso "isolado" de um jovem periférico sendo arrastado vivo pela polícia antes de ser executado.
A gente ta vendo na nossa frente a continuidade do processo de colonização, das armas que matam palestinos, das armas que matam pobres pretos e indígenas aqui.
Becos da Memória...to aq chorando e sentindo coisas e pensando coisas com cada página pqp
07.10.2025 14:31 — 👍 1 🔁 0 💬 0 📌 0Existiam sim, os preguiçosos, os malandros, os ladrões, mas entre todos pouca diferença havia. A condição de vida era única, a indigência em grau maior ou menor existia para todos".
Conceição Evaristo
"No pedacinho de terra que havia em volta do barraco, plantavam mandioca, milho e verduras. Havia pé de manga, banana e mamão. E na época das frutas a fome era menor. A mãe trabalhava tanto, assim como havia outros que trabalhavam demais.
👇🏾
Quando descíamos o morro, lá na praça, rapazes alegres, bem vestidos, brincavam, conversavam ao sol. Eram tidos como jovens contestadores, estudantes, intelectuais. Os filhos de Ana do Jacinto [da favela], jovens vaganundos, perturbadores, marginais".
Conceição Evaristo
"Eles andavam sempre acompanhados de filhinhos de papai. Rapazes de lambretas subiam e desciam os morros. E tudo aflorou então. Passaram a fumar normalmente pelos bequinhos [...].
👇🏾
Teria que contar sobre uma senzala de que, hoje, seus moradores não estavam libertos, pois não tinham nenhuma condição de vida".
Conceição Evaristo
"Maria-Nova levantou-se dizendo que, sobre escravos e libertação, ela teria para contar muitas vidas. Que tomaria a aula toda e não sabia se era bem isso que a professora queria.
07.10.2025 14:16 — 👍 2 🔁 0 💬 2 📌 0Ele acreditava que, quando um sujeito sabia ler o que estava escrito e o que não estava, dava um passo muito importante para a sua libertação".
Conceição Evaristo
"Era preciso um documento que garantisse a matrícula das crianças em outras escolas. Esta era a maior preocupação de Negro Alírio. Para ele, a leitura havia ocorrido para a compreensão do mundo.
👇🏾
A Conceição Evaristo da uma aula importante em Becos da Memória, sobre solidariedade, coletividade e comunidade e de onde parte isso. Me lembra mt minha infância, as histórias de meus avós. E de um enfrentamento direto do mundo capitalista que se coloca sobre nós.
A saída é coletiva.
Agora elas tão tipo "vamo montar uma banda punk pra gente falar de pautas ambientais"
Hahahahaha eu ameiiiiiii
E falando sobre os PUNKS 😭🤘🏾 que daora que fofura
07.10.2025 13:05 — 👍 4 🔁 0 💬 0 📌 0