Crianças não são mercadoria.
Agora é lei: o ECA Digital garante proteção a crianças e adolescentes no ambiente online. Uma conquista histórica, mas é preciso ir além.
www.cartacapital.com.br/blogs/interv...
@intervozes.bsky.social
📣 O que as mídias tentam te esconder, nós vamos ajudar a revelar
Crianças não são mercadoria.
Agora é lei: o ECA Digital garante proteção a crianças e adolescentes no ambiente online. Uma conquista histórica, mas é preciso ir além.
www.cartacapital.com.br/blogs/interv...
Está difícil até mesmo respirar, imaginar caminhos, tecer juntos histórias de futuro e amplificar narrativas de outros mundos, que não o do poderio sem limites das big techs, é já afirmação de resistência a essa realidade que nos embrutece e desumaniza
www.brasildefato.com.br/2024/09/17/o...
Infelizmente, a prioridade dos congressistas não é o povo, muito menos o combate às fake news, ou ao discurso de ódio, com diversos projetos engavetados sobre esses temas. O que é urgente para eles é se salvar de possíveis investigações.
22.09.2025 11:52 — 👍 0 🔁 0 💬 0 📌 0Precisamos denunciar, muitas vezes, a tendenciosa cobertura da "grande mídia".
18.09.2025 12:44 — 👍 1 🔁 0 💬 0 📌 0O que os portugueses fizeram em 1500 por aqui, Israel está fazendo hoje na Palestina. Israel desumaniza, expropria, silencia e extermina com apoio da mídia, armas poderosas e uma política racista.
É preciso dar nome ao que está acontecendo: colonização.
diplomatique.org.br/tecnologias-...
Gaza, Síria, Líbano, Tunísia e Catar. Estamos falando apenas das últimas 24 horas, mas Israel ataca outros países e assombra toda a região.
A indústria da guerra movimenta a economia israelense.
diplomatique.org.br/tecnologias-...
Enquanto os grandes proprietários de terras, que frequentemente possuem conexões com a grande mídia, perpetuam ataques ao MST, o movimento tem conquistado mais apoio.
A mídia tenta silenciar o movimento. 59% das matérias usam termos pejorativos para descrever o MST.
A mídia comercial dá destaque à guerra na Ucrânia e a Israel, com absurda tendência pró Israel, mas silencia sobre conflitos na África e na América Latina. Invisibilidade seletiva também é escolha política.
22.08.2025 08:41 — 👍 1 🔁 0 💬 0 📌 0Já fez a conta de quanto precisaria pagar para assistir todas às transmissões do seu time?
Assinatura, variados streaming, pacote extra, internet boa, aparelho específico e saber usar. Mais opções, mais confusão e mais exclusão.
diplomatique.org.br/o-futuro-das...
93,9% das pessoas LGBTI+ em favelas do RJ já tiveram contato com discurso de ódio ou desinformação.
E mais de 30% foram atacadas diretamente.
A violência, muitas vezes, vem de conhecidos
www.cartacapital.com.br/blogs/interv...
Em nome do “combate ao tráfico”, estados no Brasil usam armas israelenses nas periferias. Direitos constitucionais viram papel rasgado: casas invadidas, crianças revistadas, celular vasculhado e a morte é o que chega do estado.Tudo pode contra quem é pobre
diplomatique.org.br/tecnologias-...
Para Israel, a guerra não é só custo, é também investimento. O que se usa no genocídio em Gaza vira vitrine de tecnologias de morte exportadas. E foi isso que prefeitos brasileiros foram aprender: como usar essas armas na periferia das suas cidades
diplomatique.org.br/tecnologias-...
Israel lucra com a guerra
O país investiu US$ 31 bilhões em 2024 em ataques à Palestina e ao Líbano. Mas parte disso volta como lucro: Israel exporta armas e tecnologias de repressão para o mundo todo, inclusive para o Brasil.
diplomatique.org.br/tecnologias-...
Para entender as raízes históricas e geopolíticas dessa barbárie é indispensável observar os mapas que mostram a expansão do Estado de Israel ao longo das décadas e como os palestinos foram ficando em territórios cada vez menores. Israel está colonizando a região.
25.06.2025 12:17 — 👍 2 🔁 1 💬 0 📌 0O Senado arquivou a proposta que limitava os programas policialescos à faixa noturna. Resultado: os conteúdos que violam direitos humanos seguem sendo exibidos em plena TV aberta, em horário comercial, com aval da Comissão de Direitos Humanos
www.brasildefato.com.br/colunista/ma...
O Senado aprovou o PL 2159/2021, o chamado PL da Devastação
A proposta afrouxa o licenciamento ambiental no Brasil e coloca territórios tradicionais em risco
Apenas 13 senadores votaram contra. O governo não mobilizou sua base
www.brasildefato.com.br/2025/05/28/p...
O ativista Thiago Ávila, da Flotilha da Liberdade, segue preso em Israel. Toda solidariedade ao brasileiro e a todas as pessoas que participavam da missão humanitária.
10.06.2025 18:23 — 👍 2 🔁 0 💬 0 📌 0A digitalização da vida virou base para controle, vigilância e extermínio.
Não só por Estados, mas por empresas, algoritmos, seguidores, vizinhos.
outraspalavras.net/tecnologiaem...
Pela 1ª vez, o IBGE recenseou a população quilombola no Censo 2022. O dado revela o que os movimentos sempre denunciaram: precariedade, racismo ambiental e desigualdades estruturais atravessam esses territórios.
www.cartacapital.com.br/blogs/interv...
Até sempre, Mujica!
14.05.2025 12:17 — 👍 54 🔁 16 💬 0 📌 0O trabalho por aplicativo acelera, vigia e adoece. Mas não sem ajuda: algoritmos fazem o serviço sujo. Transformam pessoas em gráficos, rotas e métricas. Uma economia do sofrimento disfarçada de inovação
diplomatique.org.br/mais-tecnolo...
Após meio século de casamento, Collor e Globo caminham para um divórcio pouco amigável, mas não podemos esquecer do apoio da emissora ao político.
www.cartacapital.com.br/blogs/interv...
A Globo comemorou a audiência da prisão de Collor, mas Collor só virou presidente com a força da Globo. Na eleição de 1989, a emissora manipulou o último debate contra Lula, editando trechos e dando mais tempo de fala a Collor. A própria Globo reconheceu isso anos depois.
06.05.2025 14:35 — 👍 3 🔁 1 💬 1 📌 0O Brasil exterminou povos inteiros com varíola, fome, catequese e balas. Hoje, mata com mercúrio nos rios, tiro da PM, fake news ruralista e decisões judiciais
www.cartacapital.com.br/blogs/interv...
O genocídio indígena no Brasil começou em 1500. A diferença é que, hoje, ele se articula entre Congresso, STF, milícias, agronegócio e garimpo.
O “Marco Temporal” não é uma tese jurídica. É um projeto de extermínio, para apagar os indígenas e liberar terras para a destruição
#DiadaEducação
"Por que trabalho e legado de Paulo Freire são alvos de tanta desinformação?"
"As ideias de Freire são perigosas aos que entendem os sujeitos como meros depositários de conteúdos e que defendem uma educação bancária".
Esse texto foi escrito na década de 1980, quando Israel já atacava a região e perseguia palestinos. São de autoria de Mahmud Darwich e estão no livro Memória para o esquecimento, de 1987.
Atualmente, Israel já violou o acordo de cessar-fogo centenas de vezes.
Reforçando!
▶️Menores de 2 anos não devem ter contato com telas.
▶️De 2 a 5 anos, no máximo 1h por dia, com supervisão.
▶️Nada de telas nas refeições e antes de dormir.
Fonte: Guia “Crianças, adolescentes e telas” - Governo Federal
Nina Simone nos deixou em abril de 2003, mas sua arte e suas reflexões seguem vivas, necessárias e inspiradoras.
23.04.2025 17:09 — 👍 7 🔁 1 💬 0 📌 0Que bom que gostou! 🧡
22.04.2025 14:32 — 👍 1 🔁 0 💬 0 📌 0