Tribunal de Israel nega tratamento que poderia salvar vida de palestino de 5 anos com câncer por causa de endereço em Gaza
O Tribunal Distrital de Jerusalém rejeitou no domingo uma petição que buscava autorizar um menino palestino de 5 anos, diagnosticado com câncer agressivo, a receber tratamento médico em Israel. A decisão se baseou no fato de que o endereço da criança está registrado na Faixa de Gaza, apesar de ela viver há anos em Ramallah para fins de tratamento.
Entenda: Israel anuncia medidas de controle sobre a Cisjordânia e ministro diz que objetivo é ‘matar a ideia do Estado palestino’
Preocupação: ONU e outros países pedem que Israel reverta decisão de revogar licença de ONGs que atuam em Gaza
O pedido pretendia viabilizar a transferência do garoto para o Hospital Tel Hashomer, nas proximidades de Tel Aviv, onde poderia receber atendimento considerado vital. Segundo a petição, o menino necessita com urgência de um transplante de medula óssea — procedimento indisponível na Cisjordânia e em Gaza.
A negativa está alinhada à política do governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de impedir a evacuação de pacientes gravemente doentes de Gaza desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023. A medida barra a entrada em Israel de palestinos registrados no enclave, mesmo que não residam atualmente ali.
Na decisão, o juiz Ram Winograd afirmou que o fato de o menino viver em Ramallah é irrelevante diante da política adotada pelas autoridades de defesa israelenses. Segundo ele, a rejeição do pedido “retira sua validade de considerações de segurança e políticas” ancoradas na realidade dos últimos anos vivenciada na região.
A dor do outro: Organização une israelenses e palestinos em luto para buscar um caminho pela paz
O magistrado também observou que os autores da ação não verificaram a possibilidade de o tratamento ser realizado em Amã, na Jordânia. Ainda que um especialista israelense tenha alertado para os riscos de enviar a criança ao exterior, Winograd argumentou que os médicos não negaram explicitamente a possibilidade de deslocamento terrestre até a capital jordaniana, localizada a cerca de 100 quilômetros de distância.
Mesmo que ficasse comprovado que o menino só poderia receber o tratamento em Israel, acrescentou o juiz, isso não alteraria o desfecho, pois a decisão está fundamentada em uma política geral aplicada a todos os moradores registrados em Gaza. Com isso, a mãe da criança disse ao jornal israelense Haaretz ter perdido sua “última esperança”. O avô do menino morreu de câncer há três anos, relatou.
Consequências devastadoras
A organização israelense de direitos humanos Gisha, responsável pela petição apresentada em dezembro, criticou a decisão. Em nota, afirmou que o caso “ilustra as consequências devastadoras de uma política que nega aos palestinos acesso a tratamento médico que salva vidas apenas porque seu endereço está registrado em Gaza, mesmo quando não residem ali e nenhuma alegação de segurança é feita contra eles”.
Para a ONG, a medida representa uma violação das obrigações de Israel como potência ocupante sob o direito internacional e, na prática, “condena crianças doentes à morte”.
Após revogação de licença: Médicos Sem Fronteiras pede a Israel que permita atuação em Gaza e na Cisjordânia em 2026
A política do governo e do aparato de segurança está atualmente sob análise da Suprema Corte de Justiça de Israel. Em janeiro, o governo reafirmou sua posição contrária à evacuação de pacientes gravemente enfermos da Faixa de Gaza para hospitais na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, prática que era adotada antes de 7 de outubro.
Em resposta a ações apresentadas por grupos de direitos humanos, o governo argumentou que a saída de moradores de Gaza para Israel ou para a Cisjordânia envolve riscos de segurança, incluindo a possibilidade de exploração desses deslocamentos para recrutamento, transferência de informações e estabelecimento de infraestrutura terrorista.
09.02.2026 20:24 — 👍 3 🔁 1 💬 0 📌 2
Julgamento histórico nos EUA começa com advogado acusando big techs de criarem ‘vício’ em jovens
O julgamento contra a Alphabet (controladora do Google) e a Meta (Facebook e Instagram), grupos por trás de várias das redes sociais mais populares, começou nesta segunda-feira em um tribunal civil de Los Angeles, onde um júri popular deverá determinar se essas empresas de tecnologia projetaram deliberadamente suas plataformas para tornar as crianças dependentes.
Em sua declaração inicial, o advogado da parte demandante, Mark Lanier, reafirmou que Meta e Alphabet "criaram dependência" nas crianças.
“Este caso trata de duas das empresas mais ricas da história que projetaram a dependência nos cérebros das crianças", disse ao júri.
Estão convocados para depor o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em 18 de fevereiro, e o responsável pelo Instagram (subsidiária da Meta), Adam Mosseri, a partir de quarta-feira.
Também se espera que a Justiça chame para testemunhar Neil Mohan, diretor do YouTube, cuja empresa-mãe é a Alphabet.
Este caso gera muita expectativa, pois pode criar um precedente para os processos iniciados no país sugerindo que as redes sociais buscam causar dependência entre seus usuários, o que lhes teria provocado depressão, transtornos alimentares, internações psiquiátricas e até suicídios.
A Alphabet e a Meta, empresas que controlam algumas das principais redes sociais, sentam-se no banco dos réus, mas, assim como outras companhias, acumulam centenas de ações semelhantes na Justiça.
Os advogados dos autores estão copiando a estratégia seguida nos anos 1990 e 2000 contra a indústria do tabaco, que foi condenada por oferecer um produto nocivo.
Os advogados de defesa tentaram, sem sucesso, impedir que os autores comparassem suas plataformas ao tabaco e a outros produtos viciantes.
O julgamento que começou nesta segunda-feira baseia-se no caso de uma mulher de 20 anos, identificada pelas iniciais K. G. M., que sofreu danos mentais pela dependência de redes que desenvolveu quando era criança.
"É a primeira vez que uma empresa de redes sociais tem que enfrentar um júri por causar danos a menores", declarou à AFP Matthew Bergman, fundador do Social Media Victims Law Center, cuja equipe conduz mais de 1.000 casos desse tipo.
Os gigantes de tecnologia recorrem à Lei de Decência nas Comunicações dos Estados Unidos para eximi-los de qualquer responsabilidade pelo que os usuários das redes sociais publicam.
No entanto, a ação sustenta que essas empresas são culpadas por manter um modelo de negócio baseado em algoritmos projetados para atrair a atenção da população com conteúdos que têm o potencial de prejudicar sua saúde mental.
09.02.2026 21:04 — 👍 1 🔁 2 💬 0 📌 0
Nuovo Cangazzo.
09.02.2026 21:24 — 👍 0 🔁 1 💬 0 📌 0
a partitura é dispensável, mas as notas... e quanto mais altas melhor
do Céllus
www.instagram.com/p/DUjEKAWgKx-
09.02.2026 21:49 — 👍 7 🔁 1 💬 0 📌 0
Ghislaine quer perdão de Trump, mas vítimas farão lista de comparsas
Ghislaine Maxwell, a companheira de Jeffrey Epstein, ficou calada durante tentativa de entrevistá-la feita nesta segunda-feira, 9, pelo comitê do Congresso que está investigando o caso Ouvida remotamente, de dentro da cadeia, ela alegou o direito constitucional de não se incriminar. O advogado de Ghislaine reiterou que ela pode exonerar o presidente Donald Trump de […]
Ghislaine quer perdão de Trump, mas vítimas farão lista de comparsas: Ghislaine Maxwell, a companheira de Jeffrey Epstein, ficou calada durante tentativa de entrevistá-la feita nesta segunda-feira, 9, pelo comitê do Congresso que está investigando o caso Ouvida remotamente, de dentro… #revistafórum
09.02.2026 22:08 — 👍 11 🔁 3 💬 0 📌 1
Opinião - Cecilia Machado: Se há um teto, por que discutir exceções?
Liminar do STF até tenta conter excessos, mas preserva vício estrutural mantido em emenda
#OPINIÃO
📝 Cecilia Machado | Se há um teto, por que discutir exceções? Liminar do STF até tenta conter excessos, mas preserva vício estrutural mantido em emenda.
09.02.2026 22:25 — 👍 3 🔁 1 💬 1 📌 0
Opinião - Vaivém: Política de Trump derruba dólar e reduz preço dos alimentos
Para FAO, carnes, lácteos e açúcar são os que mais caem; cereais e óleos sobem
Notícia da @folha.com
"Opinião - Vaivém: Política de Trump derruba dólar e reduz preço dos alimentos"
Link sem paywall ⬇️
09.02.2026 22:34 — 👍 0 🔁 2 💬 0 📌 0
🇧🇷 AGORA: Câmara aprova urgência de projeto que quebra a patente do Mounjaro.
De autoria do deputado Mário Heringer (PDT-MG), o projeto pontua que o alto custo do medicamento impede o acesso, inclusive no SUS, e sustenta que a obesidade configura problema de saúde pública com impacto no PIB.
09.02.2026 22:25 — 👍 236 🔁 34 💬 3 📌 22
sim, não é odiado nem de longe o bastante
09.02.2026 20:54 — 👍 124 🔁 33 💬 0 📌 0
09.02.2026 04:03 — 👍 63 🔁 21 💬 3 📌 0
O Donald tranqueira fez parte de uma rede de pedofilia, mas falou que a dança do Bad Bunny "é repugnante, especialmente para as crianças".
Por: Maria Bopp - Atriz
09.02.2026 23:01 — 👍 79 🔁 21 💬 1 📌 0
ATENÇÃO MULHERES : saint catareich é um perigo para TODAS NÓS!!!
09.02.2026 21:13 — 👍 60 🔁 18 💬 2 📌 3
Hora de colocar mais uma investigação dentro do inquérito das fake news
09.02.2026 18:54 — 👍 1 🔁 1 💬 0 📌 0
Jair Bolsonaro manipulou a eleição de 2018
09.02.2026 16:45 — 👍 100 🔁 20 💬 3 📌 0
e em 2022 também né, só que nem assim venceu
09.02.2026 17:46 — 👍 4 🔁 1 💬 0 📌 0
Pra derrotar a esquerda a Veja defende até Hitler
09.02.2026 19:12 — 👍 0 🔁 1 💬 0 📌 0
Que todos os envolvidos sejam presos. Uma pena para cada aposentado que teve lesado o seu fundo de previdência.
09.02.2026 20:03 — 👍 0 🔁 0 💬 0 📌 0
Opinião - Hélio Schwartsman: À espreita
Cordão sanitário funcionou e portugueses rejeitaram ultradireita na Presidência
#OPINIÃO
📝 Hélio Schwartsman | À espreita. Cordão sanitário funcionou e portugueses rejeitaram ultradireita na Presidência.
09.02.2026 19:36 — 👍 2 🔁 2 💬 0 📌 0
Rovai: “Centrão está em pânico com quebra de criptografia de celular de Vorcaro”
O editor-chefe da Fórum, Renato Rovai, na edição do Fala, Rovai desta segunda-feira (9), ressaltou que o Centrão está “em pânico” com a quebra da criptografia do celular do fundador e CEO do Banco Master, Daniel Vorcaro. “Está todo mundo desesperado. O Centrão, de muitos deputados, está pegando fogo.” Uma das mensagens já divulgadas pela […]
Rovai: “Centrão está em pânico com quebra de criptografia de celular de Vorcaro”: O editor-chefe da Fórum, Renato Rovai, na edição do Fala, Rovai desta segunda-feira (9), ressaltou que o Centrão está “em pânico” com a quebra da criptografia do celular do fundador e CEO do Banco… #revistafórum
09.02.2026 19:52 — 👍 40 🔁 14 💬 1 📌 2
Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento
Perfil oficial do Portal Drauzio. Um olhar transversal sobre a saúde: de resfriado a questões sociais. 🎬 Assista "A Vida é Uma Maratona".
Visite o site: https://drauziovarella.uol.com.br/
Jornalista de formação, mestrado e doutorado em Literatura Brasileira
Awo Ogbe Fun, antropólogo, escritor, produtor audiovisual, colunista no The Intercept Brasil
https://www.youtube.com/@ocalheiros
”A ignorância e o obscurantismo nunca produziram nada além de manadas de escravos para a tirania”, Emiliano Zapata. Anarquista, filiado ao PT desde 1982. Graduado p/ EAESP-FGV/1984. Auditor Fiscal da Receita Estadual aposentado e atualmente produtor rural.
Existe poder em todo o fenômeno onde se revela a capacidade de um indivíduo em obter de outro um comportamento que este não teria adotado espontaneamente.
Cristão, poeta, de esquerda... Amo cinema, literatura, teatro e MPB
(Palestina livre do rio ao mar)
mundodapoesiaeversolivre.blogspot.com
Filmes https://www.youtube.com/playlist?list=PL9NRZXlXP3dgTHNW6WoPotozMFvIRPFyf
Do Bolsonaristão, cidade de SP. Entrei em 10/04/2024.
Professor de Geografia 🍀🍀
Esquerda, sempre! 🚩🚩🌹 🌹 ✊✊✊
cartunista, ela/dela.
manualdominotauro.blogspot.com
Notícias e Informações sobre a política de forma descomplicada.
Por: @paoladcs.bsky.social | @steevens.bsky.social
—
English: @camaroteherald.bsky.social
Professora da UFC, feminista, logicamente de esquerda, blogueira há 16 anos. Ingrata com o patriarcado desde criancinha.
Lobista socioambiental no Congresso Nacional
Opiniões pessoais.
Jornalista. Fundador do amadomundo.bsky.social. Colunista no PlatôBR. Autor de "Sem máscara" e biógrafo de Gal Costa (Companhia das Letras). JSK Stanford Fellow. ICIJ Member. Cofundador do Redes Cordiais. GIJN Board.
Professor de espanhol, jornalista, botafoguense e antifascista.
comunicação de propósito
políticas públicas socioambientais
direitos humanos
[AI vegan]
lojinha https://www.colab55.com/@eiiamoreco
pix: eiiamorecocdp@gmail.com
Ele/He/Him feminista, defensor dos direitos lgbtqia+ 🏳️🌈 🏳️⚧️ e antirracista
Futuro ex-advogado, leitor compulsivo e bicicleteiro. Falo de política, curto uma abobrinha e posto sobre antropologia e arqueologia e outras ciências. Não falo de direito aqui.
Pai das duas meninas mais lindas do mundo!
Falando obviedades para os menos comunicativos, menos racionais e mais agressivos.
Nunca atrapalhe seu inimigo quando ele está fazendo merda.
Roteirista (Greg news, Irmão do Jorel, Acorda, Carlo!, Menino Maluquinho, Gigablaster, OverdoseMTV) e cartunista (Capitão Presença, Mundinho Animal etc)
https://www.instagram.com/arnaldobranco/
https://praticamenteencerrada.substack.com