Bem-vindos de volta a casa, Mariana, Sofia, Miguel e Diogo.
05.10.2025 22:55 — 👍 21 🔁 6 💬 0 📌 0@isabelmendeslopes.bsky.social
🗳️ deputada do LIVRE à Assembleia da República por Lisboa | 🌱 deputada pelo LIVRE na Assembleia Municipal de Lisboa
Bem-vindos de volta a casa, Mariana, Sofia, Miguel e Diogo.
05.10.2025 22:55 — 👍 21 🔁 6 💬 0 📌 0Viva a República!
E viva todas e todos aqueles que a defendem e a preservam!
A Baixa de Lisboa encheu-se de gente. Pela libertação dos tripulantes da Flotilha da Liberdade. Pelo fim do genocídio e pela auto-determinação do povo palestiniano.
Pela condenação do governo israelita que viola os DH e a lei internacional. Pelo posicionamento do governo português.
O porto saiu à rua pela Palestina.
02.10.2025 19:52 — 👍 99 🔁 21 💬 1 📌 22300 euros não é uma renda moderada. As alterações à Lei dos Estrangeiros não são moderadas. O não-é-não-que-afinal-é-sim de Montenegro não é moderado. Carlos Moedas não é o moderado que apregoa.
Não deixemos que nos corroam as palavras.
www.dn.pt/opiniao/mode...
O LIVRE apela ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da República uma tomada de posição firme e clara de condenação desta detenção, pela segurança e libertação imediata dos cidadãos portugueses que integram a flotilha humanitária.
01.10.2025 22:47 — 👍 55 🔁 10 💬 0 📌 1Mariana Mortágua e Sofia Aparício terão sido detidas pelas autoridades israelitas. Toda a nossa solidariedade mas mais do que isso: toda a nossa vigilância.
A missão da flotilha é humanitária e está protegida pela lei internacional. Todos os seus tripulantes têm de ser protegidos.
Da verdadeira miséria e sobre o que realmente interessa.
24.09.2025 14:33 — 👍 64 🔁 22 💬 1 📌 6Em choque com o descarrilamento do Elevador da Glória. Toda a solidariedade para com as vítimas e as suas famílias.
03.09.2025 19:41 — 👍 14 🔁 3 💬 0 📌 1Morreu ontem o bombeiro apanhado pelo fogo no Sabugal.É já a quarta vítima mortal dos incêndios deste ano. Mais uma vida perdida neste mês de agosto que ficará marcado pelo luto. Dirigimos novamente as nossas condolências à família, aos seus companheiros de corporação (…) 1/4
24.08.2025 09:57 — 👍 38 🔁 6 💬 1 📌 0Há uma semana perguntámos ao Governo sobre o que será feito do Plano Nacional de Leitura e das Bibliotecas Escolares, dois instrumentos tão importantes para a nossa educação, formação e cultura.
Aguardamos a resposta.
As populações, bombeiros e todos os que combatem os fogos merecem a nossa solidariedade e respeito, mas é importante o parlamento analisar a descoordenação no terreno.
Faz sentido porque temos que corrigir o que tem corrido mal e temos de planear evitar tragédias maiores.
youtube.com/shorts/LcvPq...
Há falta de investimento, de preparação e de coordenação; há falta de prevenção e preparação no combate aos fogos florestais.
Ouve a intervenção de @filipagpinto.bsky.social
youtube.com/shorts/qmjAO...
Portugal tem de se preparar para eventos extremos como são os fogos que consomem o país. Negar as alterações climáticas, não analisar o que pode ser feito ao mesmo tempo que as temperaturas batem recordes é caminhar continuamente para a tragédia.
youtube.com/shorts/4xDwT...
Em situações de crises graves o LIVRE tem sempre optado pela contenção. Este é o tempo dos bombeiros, autarcas e populações combaterem os incêndios.
Este é o tempo das autoridades fazerem a gestão executiva da situação sem ruído partidário e com o respeito de todos nós.
youtube.com/shorts/SDe9u...
Portugal precisa de uma melhor gestão florestal, e de melhores condições de trabalho e de carreira para todos os profissionais que combatem os fogos. Estas são questões de base há muito identificadas e que nunca mais avançam.
É possível o país estar mais bem preparado.
youtube.com/shorts/XcW8D...
O verdadeiro combate aos incêndios faz-se com planeamento e preparação, e com medidas há muito identificadas mas que tardam. Muitas, aliás, enquadram-se numa preparação mais ampla: a resiliência do país a fenómenos extremos, sejam eles naturais ou não.
www.dn.pt/opiniao/um-p...
Esta noite mais um nosso concidadão arriscou e perdeu a vida contra o avanço das chamas. Não podemos ser um país em que gente voluntária morre para proteger o que deveria estar bem ordenado e planeado. Não normalizemos a tragédia, que pode ser prevenida.
20.08.2025 12:08 — 👍 76 🔁 12 💬 0 📌 2A notícia do incêndio no lar em Mirandela, que tirou a vida a seis pessoas, é devastadora. As minhas condolências e solidariedade, em nome do LIVRE, às famílias, amigos e a toda a comunidade de Mirandela.
16.08.2025 11:07 — 👍 27 🔁 0 💬 0 📌 1Os meus pêsames e do LIVRE à família e amigos de Carlos Dâmaso, vítima dos incêndios que devastam o país. E toda a solidariedade às populações e bombeiros que os combatem há já muitos dias.
Agora é o tempo do combate. Logo depois, juntos, teremos de trabalhar para não vivermos mais verões como este.
O ponto de partida deveria ser o dos direitos das crianças. E aí é claro:
- licença parental paga a 100% no primeiro ano do bebé, repartida
- possível ser amamentado em exclusivo nos primeiros 6 meses
- E redução do horário de trabalho para tds os trabalhadores de filhos pequenos, amamentados ou não
Parece algo simples e básico: os bebés e as crianças precisam de tempo com a sua família.
Qq alteração ao código do trabalho tem de ter isso em conta. O ante-projeto que o governo apresentou vai no sentido contrário e a ministra não faz jus ao nome do seu ministério.
www.dn.pt/opiniao/e-se...
Hoje estaremos em Budapeste. O orgulho não se cala 🌈
28.06.2025 10:48 — 👍 14 🔁 3 💬 0 📌 0O que sai do Conselho de Ministros traz muitas preocupações constitucionais e éticas. Mostra um Governo rendido à extrema-direita e com um discurso de desumanização e ataque às pessoas migrantes e às famílias. O LIVRE está sempre do lado da Constituição e dos direitos de todas as famílias.
23.06.2025 16:56 — 👍 19 🔁 3 💬 2 📌 0Ajudar quem mais precisa nunca pode ser motivo de agressão. O LIVRE condena a violência deste grupo de extrema-direita contra voluntárias no Porto e exige uma resposta clara do Governo.
Não há neutralidade possível face ao ódio.
Depois deste 10 de junho, espero que tenha ficado óbvio o que já o era: é preciso desmantelar estes grupos de ódio, investigar os seus financiamentos e redes, combater a radicalização online. E é preciso não tolerar o discurso de ódio, seja na rua, seja no parlamento.
www.dn.pt/opiniao/somo...
A agressão violenta a Adérito Lopes, depois de uma espera feita aos profissionais da Barraca por um grupo de neonazis neste 10 de junho, não pode ficar impune. O aumento da violência e do discurso de ódio é para levar muito a sério.
Toda a solidariedade com a equipa da Barraca.
Alcindo Monteiro foi assassinado há 30 anos, num crime de puro ódio.
O ódio e o racismo continuam a matar. A luta anti-fascista e anti-racista é também uma luta pela vida e pela liberdade.
10 de junho é dia de Alcindo Monteiro.
Israel intercepta veleiro Madleen com ativistas a bordo, que pretendia entregar alimentos, como arroz e leite em pó e consciencializar para a crise humanitária que se vive em Gaza. Matar bebés, crianças e inocentes à fome não pode ser aceitável. O genocídio tem de parar.
09.06.2025 09:46 — 👍 36 🔁 16 💬 1 📌 0