"O bloqueio é uma guerra econômica contra Cuba... Eles chamam, eufemisticamente, de embargo. Nós chamamos de bloqueio. Mas não é embargo, nem bloqueio. É guerra."
Fidel Castro.
@pablommachado.bsky.social
Jornalista.
"O bloqueio é uma guerra econômica contra Cuba... Eles chamam, eufemisticamente, de embargo. Nós chamamos de bloqueio. Mas não é embargo, nem bloqueio. É guerra."
Fidel Castro.
O nome da ocupação - Maria do Arraial - homensgeia a primeira vítima de despejo da capital mineira: uma mulher negra que morava no Arraial do Curral Del Rey e foi despejada para construção de Belo Horizonte.
O direito à moradia é garantido pela Constituição Federal.
"São crianças que já estudam nas escolas do centro da cidade, próximas a ocupação, moradores que conseguiram empregos perto de sua moradia, esses e outros inúmeros exemplos estão sendo ameaçados de deixar a nova vida conquistada...", destaca manifesto distribuído pelos moradores.
11.02.2026 21:16 — 👍 2 🔁 0 💬 1 📌 0Moradia é direito, não é favor.
Moradores e apoiadores da Ocupação Maria do Arraial, em Belo Horizonte, protestam em frente à Prefeitura.
Mais de 50 famílias, que vivem no prédio da rua da Bahia desde 2023, correm risco de despejo devido a liminar expedida contra a ocupação.
Hablou 'Venezuela y Cuba' no intervalo da festa do capitalismo
09.02.2026 01:35 — 👍 1 🔁 1 💬 0 📌 0Localizado na Av. Afonso Pena 2351, no Centro de Belo Horizonte, o prédio é um dos principais símbolos da repressão e da tortura durante a ditadura empresarial-militar.
📲 As visitas mediadas ao local continuam, com inscrições pelo formulário: forms.gle/h5SBvxKAdxSp...
O edifício foi ocupado pelos movimentos sociais, no dia 1º de abril de 2025, e reaberto para a população, após sete anos de descaso e apagamento premeditados por parte do governo Zema.
07.02.2026 16:19 — 👍 2 🔁 0 💬 1 📌 0Ao longo desta semana, o Memorial dos Direitos Humanos Ocupado (antiga sede do DOPS e do DOI-CODI), em Belo Horizonte, recebeu cinco turmas de jovens aprendizes da Rede Cidadã, totalizando cerca de 150 alunos, em ação proposta pela educadora Ana Carolina Vieira.
07.02.2026 16:18 — 👍 5 🔁 3 💬 1 📌 0Eis a hipocrisia...
Zema, o governador que gasta R$ 6 mil por semana em sacolão de luxo, tem a pachorra de dizer que a merenda servida nas escolas estaduais de Minas Gerais é igual ao que ele come em casa.
Lista do sacolão de luxo de Zema inclui presunto parma de R$550/kg.
"O racismo é a pior arma do mundo ocidental... Esta cultura ocidental, a sua grande marca é a de uma profunda agressividade, de desrespeito e de não reconhecimento do outro enquanto diferente."
Lélia González nasceu em 1° de fevereiro de 1935.
A luta por memória, verdade, justiça e reparação segue viva no centro de BH! O Memorial é do povo brasileiro! 📲 Clique e participe da visita mediada neste domingo: forms.gle/h5SBvxKAdxSp...
31.01.2026 14:49 — 👍 3 🔁 2 💬 0 📌 0A reintegração de posse continua suspensa e, a partir de agora, as negociações na justiça estadual estão condicionadas à decisão relativa à ação civil pública do Ministério Público Federal, que corre no âmbito federal.
31.01.2026 14:49 — 👍 3 🔁 2 💬 1 📌 0Vitória! Memorial segue aberto, com reintegração de posse suspensa!
Ontem (30/1), ocorreu a audiência judicial mais significativa até o momento sobre o processo de negociação que envolve o Memorial dos Direitos Humanos (antiga sede do DOPS e do DOI-CODI), em Belo Horizonte.
'NOS DEIXEM SAIR'
Ao visitar cliente, advogado Eric Lee captura áudio de manifestação de imigrantes privados de liberdade nos Estados Unidos, no chamado 'Centro de Detenção Familiar' do ICE, em Dilley, no Texas.
Imagens aéreas mostram mulheres e crianças no local.
"Apagar linhagens sanguíneas palestinas: a verdadeira essência do genocídio."
- Mais de 2.700 famílias deixaram de existir no registro civil de Gaza
- 40 mil famílias foram alvejadas
- 6 mil famílias ficaram com apenas um sobrevivente
Holocausto Palestino.
"O racismo está intrinsecamente ligado ao capitalismo. É um erro achar que podemos combater o racismo mantendo o capitalismo."
Angela Davis completa 82 anos neste 26 de janeiro.
O Brasil tem cerca de 1 milhão de pessoas vivendo perto de 1.220 barragens classificadas como de alto risco e com alto potencial de dano.
25.01.2026 15:34 — 👍 1 🔁 0 💬 0 📌 0Em fevereiro, testemunhas do caso começarão a ser ouvidas pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), em Belo Horizonte.
👇🏼
No ano passado, estudo da Fiocruz e UFRJ apontou a presença de metais pesados em 100% das crianças analisadas.
"Entre crianças de 0 a 6 anos, havia a presença de pelo menos um dos cinco metais (cádmio, arsênio, mercúrio, chumbo e manganês) em todas as amostras analisadas."
👇🏼
Também em 2024, notícias davam conta de que a mineradora não havia retirado nem um terço do volume estimado de rejeitos do Rio Paraopeba.
A dragagem havia alcançado apenas 550 metros dos 54 km que deveriam ser cobertos até o final daquele ano.
👇🏼
Em 75% dos processos analisados, as decisões foram desfavoráveis aos atingidos, em alguns casos sob a justificativa de que a quantia menor 'compensa o dano moral, sem provocar enriquecimento da parte lesada'.
Novamente, os lucros bilionários estão acima das vidas.
👇🏼
Pesquisa de 2024 do Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens, obtida pela Repórter Brasil, que analisou 319 processos julgados em segunda instância, mostra que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais tem cortado em até 80% o valor das indenizações dos atingidos.
👇🏼
A responsabilização criminal daqueles que negligenciaram a segurança dos trabalhadores, da fauna e da flora é fundamental.
Contudo, a reparação dos atingidos e suas famílias não pode ser negligenciada. E, infelizmente, isso vem ocorrendo.
👇🏼
Além das vidas perdidas, a lama contaminou mais de 300 km do rio Paraopeba e soterrou áreas de Mata Atlântica.
Até hoje, a região sofre com a contaminação do solo, da água e do ar. Mais de 25 municípios foram atingidos.
👇🏼
Ou seja, medidas que poderiam ser tomadas teriam sido negligenciadas deliberamente para garantir a manutenção dos lucros, o que ocasionou a morte de quase 300 pessoas, além dos danos ambientais.
Os corpos de ao menos duas vítimas ainda não foram encontrados.
👇🏼
O Ministério Público afirma que a última Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) realizada pela Vale, quatro meses antes do rompimento, continha "informações incompletas e distorcidas".
👇🏼
A partir de 2006, o problema passou a ser tratado, mas a barragem seguia com parâmetros de segurança intoleráveis, com alta probabilidade de falha, de acordo com documentos que compõem o inquérito.
👇🏼
A denúncia, atualmente encabeçada pelo Ministério Público Federal, aponta que os rejeitos da mina foram depositados de forma descontrolada por quase 30 anos, entre 1976 e 2005.
Um estudo de 2010, feito por um engenheiro geotécnico da Vale, já trazia essa informação.
👇🏼
Os trabalhadores e moradores da região não sabiam do perigo que corriam, mas as investigações apontam que a direção da Vale e a Tüv Süd, subsidiária alemã que certificou a segurança da barragem, estavam cientes do risco de rompimento.
👇🏼
O caso mostra um total desrespeito pelas vidas e pelo meio ambiente, privilegiando os lucros.
O trabalho na mina seguia normalmente, enquanto uma montanha de 86 metros, com 12 milhões de m³ de rejeitos, o equivalente a 400 mil caminhões-pipa, estava em situação de risco.