(8/8) Com a COP 30 mais próxima do que nunca, precisamos agir. Mudar a trajetória da destruição é possível, mas apenas com o apoio de todos nós.
Leia o texto completo em nosso site: bit.ly/47DhQSk
@wwfbrasil.bsky.social
O WWF-Brasil é uma organização brasileira dedicada à conservação da vida. #AgirÉUrgente #JuntosÉPossível
(8/8) Com a COP 30 mais próxima do que nunca, precisamos agir. Mudar a trajetória da destruição é possível, mas apenas com o apoio de todos nós.
Leia o texto completo em nosso site: bit.ly/47DhQSk
(7/8) Ainda assim, os avanços mostram que a mudança é possível. Juntos, conseguimos nos adaptar e mitigar os efeitos da crise climática.
Manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C não é uma meta distante, é um limite de sobrevivência para ecossistemas e economias.
(6/8) Já atingimos viradas globais em energias solar e eólica, veículos elétricos, armazenamento de baterias e bombas de calor nos principais mercados. Essas transições, porém, ainda podem ser aceleradas.
23.10.2025 13:03 — 👍 1 🔁 0 💬 1 📌 0(5/8) Estamos mais próximos dos limites planetários do que imaginamos, mas há uma boa notícia em meio a tanto caos: também existem pontos de inflexão positivos.
23.10.2025 13:03 — 👍 1 🔁 0 💬 1 📌 0(4/8) O relatório também aponta outros sistemas em colapso iminente:
🌡️ (emoji de termômetro) Derretimento irreversível das camadas polares
🌊 (emoji de onda) Colapso das correntes oceânicas
🌳 (emoji de árvore) Morte progressiva da Amazônia
(3/8) O branqueamento dos corais vem acontecendo há bastante tempo, mas agora chegamos a um nível crítico.
Milhões de vidas são sustentadas pelos recifes: comunidades pesqueiras, turismo, e equilíbrio dos oceanos. Sua perda afeta a todos nós.
(2/8) Segundo o novo Relatório Global sobre Pontos de Inflexão, divulgado pela Universidade de Exeter, com o aquecimento global, atingimos o primeiro de muitos pontos de não retorno: a morte dos recifes de corais de água quente.
23.10.2025 13:03 — 👍 1 🔁 0 💬 1 📌 0(1/8) A morte dos corais está acontecendo diante dos nossos olhos — e o alerta é claro. Já passamos do ponto de não retorno, e esse é apenas o primeiro de vários outros limites que ainda podemos ultrapassar.
Quer entender melhor? Segue o fio 🧵 (emoji de carretel)
Ecossistemas únicos estão sendo ameaçados. É hora de escolher o futuro: investir em energias renováveis, proteger a natureza e garantir um desenvolvimento sustentável para todos.
📝(emoji de página escrita) Leia nosso posicionamento completo no site: bit.ly/49fSJq0 (8/8)
Abrir novas fronteiras de petróleo — especialmente na Amazônia — é uma traição ao nosso potencial sustentável e aos compromissos climáticos que o Brasil assinou. (7/8)
22.10.2025 15:17 — 👍 2 🔁 0 💬 1 📌 0O Brasil tem energia limpa de sobra: solar, eólica, hidrogênio verde.
Temos tudo para liderar a transição energética global, mas isso exige escolha política e visão de futuro. (6/8)
A exploração de petróleo não traz desenvolvimento sustentável.
❌ (emoji de X vermelho) Gera poucos empregos
❌ (emoji de X vermelho) Concentra lucros
❌ (emoji de X vermelho) Desvia recursos da bioeconomia e das energias renováveis
O futuro que queremos passa longe disso. (5/8)
Mas e os royalties?
Eles são vendidos como solução mágica, mas, na prática, pouco chegam à educação, ao meio ambiente ou à transição energética.
Em outras palavras, apesar do dinheiro fácil, os prejuízos são ainda maiores. (4/8)
O petróleo é um dos principais causadores da crise climática. E o Brasil já sente os efeitos:
🔥 (emoji de fogo) secas extremas
💦 (emoji de gotas d’água) enchentes recordes
🌾 (emoji de espiga de milho) perdas na agricultura
Vamos insistir no que está nos destruindo? (3/8)
Explorar petróleo na Amazônia é andar na contramão do futuro.
Estamos falando da região da Margem Equatorial — rica em biodiversidade, lar de 80% dos manguezais do Brasil e extremamente sensível a vazamentos. (2/8)
🚨🚨 (2 emojis de sirene) Vitória da Petrobras na Foz do Amazonas é uma DERROTA para todos os brasileiros
O Ibama liberou a licença para exploração de petróleo na região. O que parece avanço, na verdade é retrocesso.
Quer entender por quê? Segue o fio 🧵(emoji de carretel) (1/8)
Já conhecemos os alertas do ponto de não retorno da Amazônia. Agora é hora de conhecer novas histórias e soluções.
Porque depois do ponto de virada, existe um novo futuro.
🗓️ Salve na sua agenda: dia 21 de novembro estreia o nosso novo curta documental no YouTube do WWF-Brasil.
O WWF-Brasil, organizações parceiras e comunidades de todo o país estão ocupando espaços de decisão, influenciando políticas públicas e construindo justiça ambiental com participação popular.
Porque o futuro que queremos só existe com participação e compromisso coletivo! 🤝
#DiadaCidadania
Pedimos a Presidência do Senado Federal a tomar as medidas cabíveis para que episódios lamentáveis como este não se repitam, assegurando um ambiente de respeito mútuo, essencial para o bom funcionamento das instituições e para a defesa do interesse público.
28.05.2025 14:46 — 👍 5 🔁 0 💬 0 📌 0Tais atitudes contrariam o espírito democrático e a respeito que devem nortear as relações institucionais.
28.05.2025 14:46 — 👍 4 🔁 0 💬 1 📌 0O desrespeito dirigido a uma Ministra de Estado, convidada a debater temas de alta relevância para o país, enfraquece o papel fiscalizador e legislativo do Senado e envia uma mensagem negativa à sociedade sobre a capacidade do Congresso Nacional de conduzir debates de forma civilizada e produtiva.
28.05.2025 14:46 — 👍 1 🔁 0 💬 1 📌 0Manifestamos nosso veemente repúdio ao tratamento dispensado à Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima e ex-Senadora da República, Marina Silva, durante audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, ocorrida nesta terça-feira, 27 de maio de 2025.
28.05.2025 14:46 — 👍 11 🔁 4 💬 1 📌 0No Dia de Luta dos Povos Indígenas, lembramos que a resistência deles é também nossa. As terras indígenas protegem a cultura, a vida e o clima. Sem elas, até o agro seca. Apoie, compartilhe e defenda os guardiões do nosso futuro. 💚
19.04.2025 19:14 — 👍 8 🔁 1 💬 0 📌 0Quer apoiar o trabalho do WWF-Brasil na proteção de espécies ameaçadas e restauração dos biomas? Acesse bit.ly/4aFOPFJ e faça a sua doação.
#JuntosÉpossível
Elas ainda estão aqui, mas podem desaparecer para sempre.
O desmatamento, as queimadas e a crise climática colocam cada vez mais espécies em risco, mas ainda dá tempo de agir.
🐳 Além de sua beleza e carisma, as baleias exercem um papel ecológico fundamental nos ecossistemas marinhos, dispersando nutrientes como ferro (pelas fezes) e nitrato (pela urina) pelo oceano.
19.02.2025 20:21 — 👍 2 🔁 0 💬 0 📌 0🐳 Em julho de 2021, pesquisadores registraram 25 mil baleias-jubarte no litoral brasileiro
19.02.2025 20:21 — 👍 3 🔁 0 💬 1 📌 0E já que você está por aqui que tal conhecer algumas curiosidades sobre esse animal?
🐳 A maioria das espécies de baleia fazem grande migrações para águas mais quentes, como as do nordeste brasileiro, para se reproduzirem