Artur Patuleia's Avatar

Artur Patuleia

@aspatuleia.bsky.social

Energy | Power Markets | Innovation | Climate Action | Senior Associate @e3g.bsky.social | @afcajax.bsky.social supporter 🇵🇹 🇳🇱

155 Followers  |  141 Following  |  4 Posts  |  Joined: 06.01.2025  |  1.4843

Latest posts by aspatuleia.bsky.social on Bluesky

Preview
Hoe kon radicaal-rechts zo groot worden? ‘Deze groep kiezers was er altijd al, maar hield zich stil vanwege de sociale consequenties’ Hoe komt het dat radicaal-rechtse partijen de afgelopen jaren zo enorm zijn gegroeid? Het antwoord van politicoloog Vicente Valentim: de gevoelens waren er altijd, maar de schaamte om ze te uiten is v...

Vandaag in de @volkskrant.nl mijn interview met politicoloog @valentimvicente.bsky.social over de snelle normalisering van radicaal rechts

www.volkskrant.nl/binnenland/h...

24.05.2025 09:04 — 👍 13    🔁 5    💬 0    📌 0

5. A nossa verdadeira dependência energética do exterior está nos combustíveis fósseis, sobretudo petróleo mas também gás natural 🔥 É isso que explica a maior parte dos €5,7 mil milhões que nos custaram no ano passado as importações líquidas de energia.

No #Expresso:
app.expresso.pt/economia/eco...

03.05.2025 15:14 — 👍 8    🔁 1    💬 1    📌 0
Preview
The big unanswered questions from Keir Starmer’s British Steel takeover How far is Labour willing to go to prop up Britain’s struggling industries? And will it be enough to see off the Farage threat?

As Labour moves to rescue British #Steel, debate over the UK’s industrial future heats up.

E3G’s @laithw.bsky.social says it’s not decarbonisation to blame, but the lack of a coherent industrial strategy.

Read the full piece in @politico.eu here👇
www.politico.eu/article/keir...

16.04.2025 15:56 — 👍 5    🔁 3    💬 0    📌 0

Your dignity honors the bravery of the Ukrainian people.

Be strong, be brave, be fearless. You are never alone, dear President Zelenskyy.

We will continue working with you for a just and lasting peace.

28.02.2025 20:09 — 👍 16817    🔁 3103    💬 225    📌 115
Preview
Europe posts record year for clean energy use as Trump pulls US toward fossil fuels A record 47% of the European Union’s electricity now comes from solar and other renewables, a report Thursday said, in yet another sign of the growing gap between the bloc’s push for clean energy and ...


"Portugal, Netherlands and Estonia witnessed the highest increase in clean power in the last five years. "

apnews.com/article/euro...

23.01.2025 09:25 — 👍 2    🔁 0    💬 0    📌 0

E a oportunidade está aí. A McKinsey indica q as tecnologias limpas poderão aumentar em 10% o PIB até 2030.

Mas para isso 🇵🇹 tem de melhorar o seu quadro de política industrial, seguindo o exemplo de 🇪🇸 que lançou em dezembro a sua Ley da Industria e se perfila como o novo hub industrial europeu.

22.01.2025 10:41 — 👍 0    🔁 0    💬 0    📌 0
Post image

Mas os números revelam a dimensão do desafio para 🇵🇹, que deixa fugir para o estrangeiro 80% da riqueza criada por um recurso geológico.

O mapa europeu da produção de baterias - da @bruegel.bsky.social
- revela que 🇵🇹 ocupa uma posição tímida - isto apesar de ter as maiores reservas de lítio da 🇪🇺

22.01.2025 10:41 — 👍 0    🔁 0    💬 1    📌 0
Preview
Portugal como solução para os desafios da indústria europeia de baterias <p>Com acesso a energias renováveis abundantes e baratas, bem como às maiores reservas de lítio da União Europeia, Portugal tem em mãos uma oportunidade de transformação da sua economia</p>

Com a crise da Northvolt, o futuro da indústria de baterias europeia estará mais dependente de cadeias de valor globais.

O acesso priviligado a lítio e situação geográfica estratégica fazem de 🇵🇹 um país cada vez mais relevante para as ambições europeias no setor. expresso.pt/opiniao/2025...

22.01.2025 10:41 — 👍 2    🔁 0    💬 1    📌 0
Pelo menos cinco ciclistas morreram nas últimas semanas

Este é o quinto acidente mortal com ciclistas nas últimas semanas.

No dia anterior, um jovem de 25 anos morreu, na sequência de uma colisão entre uma bicicleta e uma viatura ligeira, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga.

No domingo, uma viatura despistou-se e colidiu com dois ciclistas, provocando um morto e três feridos, dos quais dois com gravidade, na Estrada Nacional 248, em Ponte da Lage, concelho de Arruda dos Vinhos. A vítima mortal, assim como o outro ciclista que sobreviveu, tinha 17 anos.

No início do mês de janeiro, um ciclista morreu e outro ficou em estado grave depois de terem sido abalroados por um veículo ligeiro na Estrada Nacional 1, em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro.

Na semana do Natal, um homem de 47 anos morreu atropelado na zona de Belém, em Lisboa. Circulava de bicicleta quando foi abalroado por um carro. A vítima em questão era Pedro Sobral, diretor da Leya e presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Pelo menos cinco ciclistas morreram nas últimas semanas Este é o quinto acidente mortal com ciclistas nas últimas semanas. No dia anterior, um jovem de 25 anos morreu, na sequência de uma colisão entre uma bicicleta e uma viatura ligeira, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga. No domingo, uma viatura despistou-se e colidiu com dois ciclistas, provocando um morto e três feridos, dos quais dois com gravidade, na Estrada Nacional 248, em Ponte da Lage, concelho de Arruda dos Vinhos. A vítima mortal, assim como o outro ciclista que sobreviveu, tinha 17 anos. No início do mês de janeiro, um ciclista morreu e outro ficou em estado grave depois de terem sido abalroados por um veículo ligeiro na Estrada Nacional 1, em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro. Na semana do Natal, um homem de 47 anos morreu atropelado na zona de Belém, em Lisboa. Circulava de bicicleta quando foi abalroado por um carro. A vítima em questão era Pedro Sobral, diretor da Leya e presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

«Pelo menos cinco pessoas de bicicleta foram mortas nas últimas semanas»

15.01.2025 09:18 — 👍 12    🔁 7    💬 0    📌 1
Preview
Apoios para a compra de duas rodas aceleram Houve uma corrida aos 'cheques' para motas elétricas, mas também se esgotaram os apoios para as bicicletas de carga. Apoios cobrem até metade do valor de aquisição.

As cargo bikes eléctricas foram as únicas a ultrapassar (e largamente) o valor disponível no Fundo Ambiental. Compra de carros diminuiu consideravelmente.

As pessoas querem bicicletas eléctricas e ciclovias seguras

www.jornaldenegocios.pt/empresas/aut...

14.01.2025 18:57 — 👍 13    🔁 5    💬 1    📌 0

@aspatuleia is following 19 prominent accounts